domingo, 29 de novembro de 2015

O que é vaidade?


Vaidade, Auguste Toulmouche(1829-1890)

"Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade."-Eclesiastes 1:2

Ainda nos dias atuais existem pessoas que não sabem o significado de vaidade. Por falta de ler as escrituras ou talvez de não consultar o "pai dos burros". Vamos ao Dicionário Aurélio:

"1 Qualidade do que é vão, inútil, sem solidez nem duração.
2 Fatuidade; ostentação.
3 Sentimento de grande valorização que alguém tem em relação a si próprio.
4 Futilidade."

Dentre esses 4 significados se resume em dois: a vaidade externa que podemos ver e a interna que não podemos ver. A questão é que quando se diz essa palavra as pessoas em sua maioria veem o lado externo (rosto, cabelo, unha, roupa, etc). Mas vaidade mesmo vai muito além disso. No começo da letra do hino do Cruzeiro Esporte Clube diz o seguinte:

"Existe um grande clube na cidade
Que mora dentro do meu coração
E eu vivo cheio de vaidade
Pois na realidade é um grande campeão (...)".

Analisando a letra percebemos que o time "mora dentro do seu coração", ou seja, sentimento e que é cheio de vaidade por ele ser campeão. Será que essa vaidade é externa por o Cruzeiro ser campeão da Libertadores? Claro que não! Ele se sente do "melhor time do mundo" e há casos extremistas de verdadeiro fanatismo, ou seja, sentimentos. Alguns versículos:

"Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?

Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente".(Salmos 24:3-4)

Alma é interno e não externo. Se fosse externo seria corpo não? Aliás tem até a Nova Versão Internacional que diz "que não recorre aos ídolos". A versão Católica que diz "cujo espírito não busca as vaidades" e a simplória Nova Tradução Linguagem de Hoje diz apenas "que não adora ídolos".

Não há referência alguma a vaidade corporal a não ser a espiritual e a idolatria. Isso é apenas uma péssima interpretação. Não digo religiosa mas, do que o texto diz. Além de estar ensinando que o exterior é mais importantes que o interior. O Salvador em seu famoso sermão aos fariseus diz algo que estamos passando ainda nos dias atuais. Ele os compara com túmulos lindos por fora e podres por dentro:

"Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Limpais por fora o copo e o prato e por dentro estais cheios de roubo e de intemperança.

Fariseu cego! Limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o que está fora fique limpo.

Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão.

Assim também vós: por fora pareceis justos aos olhos dos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade".(Mateus 23:25-28)

E ainda temos o Apóstolo Paulo que diz ao povo de Éfeso conversos ao evangelho e que tinham uma vida não cristã:

"E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente".(Efésios 4:17)

Isso significa basicamente para não serem vaidosos por dentro. Existem muitas pessoas que pensam "não preciso das pessoas", "para que viver isso?", "eu que sei da minha vida", "nasci assim e vou morrer assim!". Existe maior orgulho ou vaidade que isso? Vaidade ultrapassa o que nossos olhos veem e vai até o fundo do pensamento e desejo do coração humano. 

Keilara McCormick,  vencedora do Miss Utah Teen de 2012.
Foto: Jonathan Carter disponível em 
http://missutahusa.com/

De fato, somos todos vaidosos e é dessa vaidade que temos que deixar de ter. Não quero fazer apologia aos extremismos e a pessoas que como o personagem mitológico Narciso se apaixonaram por sua face. Porém, os que vivem uma vida sem "beleza" não deve criticar quem a tem. A Bíblia critica vaidade interna e não externa. Não é de se admirar que o Senhor disse a Samuel que "não vê como o homem que só vê o que está diante dos seus olhos mas, que olha para o coração"(I Samuel 16:07) e por isso Davi foi escolhido e não, por não ser vaidoso externamente. Claro que deve seguir a cultura em vestimentas e adornos mas, isso já é outro assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário