Eliza R. Snow ou "A poetisa de Sião". |
Uma das mulheres mais incríveis entre as pioneiras foi a irmã Eliza Roxcy Snow (1804-1887). Cristã de família batista, Eliza desde jovem teve uma boa educação e incentivo aos estudos. Chegou a trabalhar como secretária de seu pai Oliver. Em 1831 Joseph Smith Jr. visitou sua casa e pregou o evangelho a família. Sua mãe e ela decidiram se converter a Igreja SUD. Anos mais tarde seu irmão Lorenzo Snow, também viria a se tornar membro e presidente da Igreja.
Sua família saiu de Mantua, Ohio e seguiu os membros para o Missouri. Em 1838 em meio a Guerra Mórmon, ela foi violentada por 8 missourianos. Segundo o Jornal The Salt Lake Tribune o ato foi tão brutal, que a deixou com sequelas que a impossibilitaram de ter filhos. Foi selada a Joseph Smith em 1842, coma promessa de "ter filhos no Reino celestial".
Em Nauvoo, trabalhou como professora, e acompanhou os membros rumo ao oeste americano. Em 1866, O Presidente Brigham Young reorganizou a Sociedade de Socorro e a chamou para presidi-la.
Eliza, era uma grande escritora. Foi apelidada de "poetisa de Sião" e e isso, não foi um mero elogio. No atual Hinário SUD, em português temos sete de seus hinos: "Nas Montanhas de Sião" (196), "Embora Cheios de Pesar" (78), "O Fim se Aproxima" (181), "Vede Morreu o Redentor" (110), "A Verdade É Nosso Guia" (172), "Da Corte Celestial" (114) e seu mais famoso e doutrinário hino: "Ó Meu Pai" (177), onde ela fala de existência pré-mortal e Mãe Celestial.
Na segunda estrofe dele cantamos:
"Há somente um Pai Celeste?
Não, pois temos mãe também
Essa verdade tão sublime
Nós recebemos do além!"
Eliza, foi presidente da Sociedade de Socorro até o fim de sua vida e auxiliou na criação das organizações da Primária (crianças) e Moças. Ela foi enterrada no cemitério do pioneiros mórmons junto com a família de Brigham Young. Em seu sobrenome, está o da família Smith por tê-la adotado como esposa plural.
Monumento em sua homenagem. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário