quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Mórmons e a Maçonaria

Glen Cook, 137º grão mestre da Maçonaria em Utah, se torna o primeiro mórmon grão-mestre em quase 1 século. (Foto: Mike Terry, do Jornal Deseret Morning News) 

A maioria das pessoas independente de fé religiosa não entendem o que é a Maçonaria. Entre os SUDs há também esse desconhecimento. Primeiramente será respondida duas perguntas, com explicações sobre mentiras ditas sobre a mesma. Depois virá parte histórica envolvendo os líderes dos primórdios de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias:

O que é maçonaria?

Maçonaria é uma sociedade filantrópica que busca o aprimoramento de seus membros. É considerada secreta mas, seus membros dizem que é apenas discreta. Não é uma religião mas, há elementos em seus ensinamentos e princípios que são. Seus membros são de diversas religiões.

Maçonaria é uma religião?


Não, não é! Muitos protestantes citam o maçom Albert Pike e seu best-seller "Morals and Dogma", onde ele diz que a maçonaria é religião:

"Toda loja maçônica é um templo de religião e seus ensinos são instruções em religião".("Morals and Dogma" p. 213)

Há um grande equívoco onde é tirado o contexto total do parágrafo. Aqui está a citação completa:

"Toda loja maçônica é um templo de religião e seus ensinos são instruções em religião. Pois aqui é incutido o desprendimento, a afeição, a tolerância, patriotismo, verdade, uma generosa simpatia para com os que sofrem e choram, piedade para com os caídos, misericórdia para com os que erraram, alívio para os necessitados, fé, esperança e caridade. Aqui nós nos encontramos como irmãos para aprender a conhecer e amar uns aos outros. Aqui nós saudamos uns aos outros alegremente, somos tolerantes com o defeito do outro, cuidamos dos sentimentos alheios e prontos para socorrer as necessidades do outro".
(Albert Pike,"Morals and Dogma" p. 213-214)

O que Pike quis dizer é simplesmente que a Maçonaria é uma sociedade que se reúne em um Templo, ou seja, um edifício religioso e que tem como base princípios religiosos. Tais princípios citados de irmandade e fraternidade não estão somente no cristianismo. Os lemas Liberdade, Igualdade e Fraternidade mesmo que da Revolução Francesa ainda fazem parte do ideal maçônico.

Dois detalhes adicionais é que Pike não é um líder máximo entre os maçons. Alguns o respeitam e outros o desconhecem e seu livro é de interpretação própria e não uma literatura oficial.

Parte histórica com a Igreja SUD

Muitos membros da Igreja eram maçoms. Entre eles Hyrum Smith irmão de Joseph, Heber C. Kimball, Newel K. Whitney, John C. Bennett. Ao chegarem em Nauvoo em 1939, sentiam falta de suas reuniões. Porém, precisavam oficializar uma loja. Então o grão mestre do estado de Illinois os deu permissão. Joseph Smith jr. segundo seu diário pessoal foi iniciado maçom em 15 de março de 1842, dois dias antes da Organização da Sociedade de Socorro:


"Terça-feira, 15 de março - Oficiei como capelão na instalação da Loja de Maçons Livres de Nauvoo, no bosque próximo ao Templo.  O grão mestre Abraham Jonas fez-se presente e um grande número de pessoas reuniu-se na ocasião. O dia foi muito bom: todas as coisas foram feitas em ordem, e a satisfação universal foi expressa. Ao anoitecer recebi o primeiro grau na Franco Maçonaria na Loja de Nauvoo, que se reuniu em meu escritório".(Joseph Smith Jr., Diário Pessoal p. 91)

Muitos foram ordenados maçons em Nauvoo. Joseph e Hyrum foram assassinados e em fevereiro de 1846 membros fugiram de Nauvoo rumo ao oeste. Brigham Young era maçom mas, em meio a construção do Território de Utah, os membros foram deixando de participar da sociedade. explicam alguns historiadores. Outros dizem que a participação teria sido desincentivada pela Igreja.

Young e seu broche maçônico

Segundo o autor Mervin Hogan's em seu livro "The Origin and Growth of Utah Masonry and Its Conflict With Mormonism"(1978) em 1925 houve um conflito entre a Maçonaria e a Igreja devido ao crescimento da sociedade no estado: "O Código da Grande Loja Maçônica de Utah impedia qualquer mórmon (...) totalmente de ter qualquer relação com a sociedade". Essa regra do código rescindiu em 1984. 

O Jornal Deseret News publicou uma matéria entrevistando Glen Cook(da foto inicial), um maçom grão mestre membro da Igreja. Ele foi o primeiro SUD grão mestre em quase um século. Cook supervisiona lojas do estado e pretende trabalhar para uma maior compreensão do público sobre a sociedade. Segundo Cook:

"Não há dúvida de que os elementos dos Templos, a investidura e rituais maçônicos são semelhantes. A questão para os santos dos últimos dias fiéis é se isso faz a diferença. (...) 
A Maçonaria deve ser um complemento à sua fé e não uma barreira ao seu exercício".

Cook disse que o fato de que a adesão requer a crença em um ser supremo e uma vontade de fazer obrigações para com companheiros maçons através de rituais maçônicos e símbolos que têm alguma semelhança limitada para as cerimônias do templo SUD também promover uma incompreensão do que a fraternidade é, e não é.
Para ele, os maçons em si são: 

"Homens que tentam levar uma vida moral e na posição vertical. Eles contribuem de forma significativa não só em uma base privada, mas de uma forma pública. (...) É o lugar onde eu encontrei amigos, homens que cuidaram de mim e minha família e mantêm os valores morais que eu sustento".

Qual a posição da Igreja em relação a membros maçons?

Uma carta foi escrita para Presidentes de Missão e Presidentes de Estaca e é assinada por Charles Didier, Ulisses Soares e Stanley G. Ellis. A data é 12 de fevereiro de 2009. Aqui está parte da carta:

"Lembramos que a escolha de se tornar maçom é um assunto pessoal. Não existe nenhum tipo de discriminação na Igreja quanto à associação de seus membros à maçonaria embora sua participação não seja encorajada

Qualquer membro que tenha recebido sua investidura no templo fez o convênio de consagrar-se ao Senhor e Sua Igreja. Isto suplanta e precede qualquer envolvimento em organizações criadas pelos homens. Todos nós temos compromissos eternos com nosso cônjuge e filhos. Muitos de nós temos o compromisso com nosso chamado, comunidade e profissão, o que leva à falta de tempo para o envolvimento em quaisquer outras associações

Quando os membros da Igreja que se dizem maçons, anunciam, divulgam ou ensinam sobre a maçonaria usando sua condição de membro ou as organizações da Igreja, devemos lembrá-lo cuidadosamente de que não devem fazê-lo. A participação em ambas as organizações podem causar divisão na sua lealdade e compromisso ao evangelho".[ênfases nossa]

2 comentários:

  1. Então o presidente Ulisses soares não e maço correto apoio vcs na carta não se pode servir a dois Deuses e a igreja de jesus Cristo não precisa de complemento ela e perfeita

    ResponderExcluir
  2. Então o presidente Ulisses soares não e maço correto apoio vcs na carta não se pode servir a dois Deuses e a igreja de jesus Cristo não precisa de complemento ela e perfeita

    ResponderExcluir