domingo, 10 de abril de 2016

Boyd K. Packer e "A Ordem das Coisas Não Escritas"



O Elder Boyd K. Packer (1924-2015) foi o último Presidente do Quórum dos 12 Apóstolos, antes do atual o Elder Russell M. Nelson. Curiosamente seu discurso preferido para muitos estudiosos não foi proferido em uma Conferência Geral, mas sim num devocional para jovens universitários. Em 15 de outubro de 1996, no Marriott Center na BYU, Packer ensinou que há uma ordem de coisas faladas que são procedimentos corretos mas, não escritos em manuais. Abaixo um resumo de alguns pontos do discurso "A Ordem das Coisas Não Escritas":


1-Objetivo do discurso

"Falo a vocês hoje como um professor. Tenho refletido em mim à influência de um professor que conheci a cinqüenta anos atrás. (...)

Assim, seguindo aquele exemplo, hoje quero falar-vos algo a respeito da Igreja. As coisas que eu falarei não podem ser encontradas nas escrituras, embora elas estejam em conformidade com os princípios ensinados nas escrituras. (...) 


As coisas que falar-vos-ei também não são explicadas em nossos guias ou manuais. Mesmo que elas fossem, a maioria de vocês não tem guias, pois, não são líderes do Sacerdócio de Melquisedeque ou da Sociedade de Socorro e os outros, pois os manuais completos apenas são dados aos lideres.

Eu falarei sobre o que eu chamo de "a ordem das coisas não escritas". Minha lição de hoje pode ser intitulada "As Coisas Triviais Sobre a Igreja as quais Todo Membro Deveria Saber". Embora sejam coisas bem triviais, elas são no entanto, muito importantes! De alguma forma nós presumimos que todas as pessoas já. sabem todas as coisas triviais. Se você as conhece, deve ter aprendido através da observação e experiência, porque elas não estão escritas em lugar algum e não são ensinadas nas salas de aula".

2-Definição do que é um princípio do evangelho

"Um princípio é uma verdade duradoura, uma lei, uma regra que você pode adotar para ajudá-lo a tomar decisões. Geralmente princípios não são formulados detalhadamente. Isto deixa você livre para adaptar e para encontrar o seu caminho com uma verdade duradoura, um princípio e como uma âncora".

3-Qual a posição de liderança mais importante?


"As posições mais importantes de liderança estão no lar - pai, mãe, esposa, marido, irmão e irmã mais velhos".

4-Onde fica quem preside um reunião?

"Dou como primeiro exemplo desta ordem não escrita das coisas uma coisa tão simples como esta: Aquele que preside uma reunião deveria sentar na frente e próximo àquele que a dirige. É um pouco difícil presidir uma reunião da congregação. Aquele que preside é responsável pelo Espírito da reunião e tem o direito e a responsabilidade de receber inspiração e pode ser compelido a ajustar ou corrigir alguma coisa que acontecer na reunião. Isto é verdadeiro seja numa reunião de auxiliares presidida pelas irmãs ou qualquer outra de nossas reuniões.
Um novo presidente de estaca às vezes perguntará: Devo sentar-me na frente em toda reunião da estaca? Não posso me sentar com minha família?' Eu lhe respondo: "Enquanto você presidir, você deve sentar-se na frente". Sou tentado a dizer, mas não digo: 'Eu não posso ter este privilégio; porque você deveria ter?'

Um outro exemplo: Se observar a Primeira Presidência, verá que o primeiro conselheiro sempre senta à direita do presidente; o segundo conselheiro à esquerda. Este é um exemplo de coisas feitas "descentemente e em ordem", como Paulo nos disse: Normalmente, mas não sempre, se aquele que preside discursar, será no fim da reunião. Então os esclarecimentos ou correções necessários podem ser feitos".

5-Não aspiramos chamados

"Nós não aspiramos os chamados na Igreja, nem pedimos para sermos desobrigados. Somos chamados às posições na Igreja por inspiração. Mesmo se o chamado é apresentado de uma maneira inadequada, não é sábio para nós recusarmos o chamado. Devemos pressupor que o chamado vem do Senhor. (...)

Se algumas circunstâncias fizerem com que fique difícil para você continuar a servir, você é livre para conversar com o líder que lhe chamou. Nós não chamamos a nós mesmos e nós não nos desobrigamos. As vezes um líder ou um professor aprecia tanto a proeminência de uma posição de liderança que, mesmo depois de servir por um longo tempo, eles não querem ser desobrigados. Este é um sinal de que é hora da desobrigação".

6-Aprender com a liderança e idosos

"Há tanto que você pode aprender observando líderes experientes nas alas e estacas nas quais você mora. Há tanto que você pode aprender ouvindo os irmãos e irmãs mais velhos que tiveram uma vida de experiências na escola do 'não escrito".

7-A ordem para pedir bençãos e conselhos

"Existe uma ordem das coisas para onde devemos nos dirigir para conselhos ou bênçãos. É simples, nos dirigimos à nossos pais. Quando eles já não estão mais disponíveis, se é uma bênção, então nos podemos voltar para nosso mestre familiar. Para conselhos, você vai para o seu bispo. Ele pode escolher mandar você para o seu líder superior, o presidente de Estaca. Mas nós não recorremos às Autoridades Gerais. Nós não lhes escrevemos para pedir conselhos ou supomos que alguém em uma posição mais proeminente dará uma bênção mais inspirada. Se nós conseguíssemos fazer com que isto fosse ensinado na Igreja, um grande poder repousaria sobre nós. (...) 

Existe um 'Último recurso' autorizado além do bispo, presidente de Estaca, Autoridade Geral, e todos os outros na nossa linha de autoridade. É o nosso Pai nos céus a quem recorremos em oração. Se fizermos isso, iremos, na maioria das vezes resolver nossos problemas".

8-Um líder deve dar uma bênção no lugar de um pai?

"O Presidente Joseph F. Smith ensinou que se houvesse doença em uma casa, ainda que estejam presentes 'Apóstolos ou até mesmo membros da primeira presidência da Igreja, (...) o pai está lá. É correto e é seu dever presidir'." [1]

9-Qual o canal de revelação?

"Um outro princípio: Revelação na Igreja é vertical. Geralmente ela se confina aos limites administrativos e geográficos ou limitações dadas àquele que foi chamado. Por exemplo, um bispo que está tentando resolver um problema não receberá revelação aconselhando-se com um bispo de uma outra ala ou Estaca que seja seu parente ou que possa trabalhar no mesmo escritório.

Minha experiência me ensinou que revelação vem de cima, não dos lados. Não importa quão mais experientes ou mais velhos ou mais espirituais alguém do lado possa parecer, é melhor recorrer para cima através dos devidos canais".

10-O motivo para muitos não seguirem seu líder

"Talvez o motivo pelo qual seus membros não seguem o líder deles é porque ele (o líder) não segue o seu. Um atributo essencial de um líder na Igreja é ser um seguidor fiel e leal". 

11-Quem deve organizar uma reunião?

"Os bispos não devem deixar a preparação das reuniões na mão dos membros. Eles não devem deixar os preparativos de um funeral ou das despedidas de missionários para famílias. Não é a ordem apropriada das coisas que os membros ou famílias decidam quem falará e por quanto tempo. Sugestões podem existir, é claro, mas o bispo não deve entregar a reunião para eles. Estamos preocupados com a bagunça que está ocorrendo em nossas reuniões".

12-Funerais: Sua importância e sobre quem deve se falar.

"Funerais poderiam e deveriam ser espiritualmente impressionantes. Eles estão se tomando reuniões de família informais na frente de membros da ala. Freqüentemente o Espírito é afastado por experiências hilariantes ou piadas, quando o tempo poderia ser devotado ao ensino das coisas do Espírito, das coisas sagradas.

Quando a família insiste em que vários membros da família falem em um funeral, nós ouvimos sobre o falecido ao invés do sacrifício expiatório, da ressurreição; e, das promessas consoladoras reveladas nas escrituras. É certo um membro da família falar em um funeral, mas se o fizer, seus comentários deveriam ajudar a manter o Espírito da reunião.

Eu disse aos irmãos que no dia do meu funeral, se alguém dos que discursarem falar sobre mim, eu levantarei e o corrigirei. O evangelho é para ser pregado. Eu não sei de nenhuma outra reunião onde a congregação esteja tão preparada para receber revelação e inspiração de um orador quanto num funeral. Este privilégio nos está sendo tirado porque não entendemos a ordem das coisas - a ordem das coisas não escritas -referentes à administração da Igreja e recebimento do Espírito".

13-Padrão de vestuário


"Vocês sabem o que 'melhor roupa' significa? Hoje vemos roupas cada vez mais informais, mesmo impróprias, em nossas reuniões, até mesmo na reunião sacramental, o que leva a uma conduta informal e imprópria".

14-A importância do nome

"Me incomoda ver que em um serviço sacramental Terê e Zé e Chico participarão. Não deveria ser irmã Teresa, irmão José, e Presidente Francisco? Me incomoda mais ainda quando pedem para apoiar Toninho ou Duda ou Benê ao sumo conselho. Eu simplesmente pergunto, não podemos usar nomes completos neste registro importante? Existe uma formalidade, uma dignidade, que estamos perdendo, a um preço bastante alto".

15-Devemos aprender a aprender

"Bem, existem muitas coisas que gostaria de dizer-vos sobre a ordem das coisas não escritas, mas estas são coisas que vocês devem aprender sozinhos. Se pudesse apenas colocar-vos na posição onde vocês começassem a observar, a obter tal treino, então vocês saberiam como a Igreja deve funcionar e porque funciona assim. Aprendam sobre este grandioso princípio - os ensinamentos vem para nós através da simples observação e participação".

16-Considerações finais


"A Igreja irá adiante, e ela vai adiante simplesmente porque pessoas simples e comuns aprendem pela observação, pelo ensino e pela experiência. Mais do que tudo, nós aprendemos porque somos motivados pelo Espírito. Um dia, é claro, vocês que são jovens levarão adiante esta Igreja. Se até lá vocês aprenderem e estudarem a ordem das coisas não escritas, o poder do Senhor estará sobre vocês até o fim para que possam ser servos de valor.

Presto testemunho que esta é a Sua Igreja, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e, como o Senhor falou, que todos 'possam falar em nome de Deus, o Senhor, mesmo o Salvador do Mundo' (D&C 1:20). Em nome de Jesus Cristo, Amém".

[ênfases nossa]

Discurso completo aqui.

Referências:
[1] Doutrina do Evangelho, p. 286.

Nenhum comentário:

Postar um comentário