domingo, 18 de setembro de 2016

10 Coisas que os Mórmons e Game of Thrones Têm em Comum

   
    



"Game of Thrones" (Jogo do Trono) é uma série inspirada e adaptada na série dos livros "A Song of Ice and Fire" (As Crônicas do Gelo e Fogo) escritos por George R. R. Martin . A Rede HBO de Tv criou a primeira temporada em 2011 e já na sexta temporada em 2016 se tornou um sucesso no Brasil e no mundo. Nesse ano na premiação do Emmy levou 9 troféus se tornando a série dramática mais vencedora com 35 estatuetas

Fãs estão ansiosos pela 7ª Temporada que se iniciará em junho/julho de 2017. Apesar das duras críticas do teólogo John Piper e do puritanismo cristão, a série é vista por muitos outros cristãos, inclusive mórmons. Até mesmo os autores de "A Terra Prometida" da Rede Record de TV se inspiraram na série da HBO.

Há alguns elementos no seriado que se assemelham com os SUDs/mórmons ou com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Eis minha lista de 10 coisas que mórmons e Game of Thrônes tem em comum:


1-Templos

Na capital "King's Landing" (Porto Real) da fictícia Westeros, o símbolo da religiosidade da religião da "Fé dos Sete" é o Grande Septo de Baelor ou simplesmente Septo. Ele é como um Templo para a população onde estão as imagens sagradas dos 7 deuses novos. Também nele são realizados casamentos da nobreza e funerais também.


Grande Septo de Baelor em destaque.


Interior do Septo com as imagens dos 7 deuses em meio a um funeral.

Mórmons também têm seus templos como local sagrado. Neles são realizados selamentos (casamentos) por toda a eternidade. É um local de aprendizado sobre o plano de salvação e, somente os membros fiéis tem autorização para frequentá-lo.


Templo de Salt Lake City, capital de Utah.
 É o símbolo da religiosidade mórmon da cidade e estado.

Templo de São Paulo, capital. Primeiro da América do Sul.

2-Missão

A guarda da noite é um grupo de soldados que tem a missão de proteger a muralha de Westeros e seus 7 reinos contra os ataques dos temidos selvagens. Fazem um juramento de por toda a vida ser um guarda. Há algumas semelhanças e diferenças entre eles e os missionários.



Guarda da Noite

Os missionários são em maior parte o que fazem ser conhecido o apelido mórmon. Eles tem como missão "encontrar" os eleitos de Deus mostrando as pessoas o que acreditam. Há em partes uma hierarquia e uma organização que lembra um exército, tal como os Jesuítas nos tempos da colonização.


Missionários Mórmons.

3-Pregação Religiosa

Em Westeros a religião do "Senhor da Luz" tem seus sacerdotes que pregam para escravos, meretrizes, e camponeses comuns. Para eles o único e verdadeiro deus seria esse. Seus sacerdotes e sacerdotisas vestem de vermelho e são facilmente reconhecidos.


Sacerdotisa vermelha (Rila Fukushima) pregando para escravos.

Como mostrado acima os missionários através de sua pregação, tornaram-se conhecida a Igreja. É fácil reconhecer os jovens pela camisa branca e plaqueta preta.

4-Conselheiros importantes

O rei de Westeros tem um conselheiro. Como o próprio nome diz sua função é "aconselhar" na solução de problemas e dificuldades. Numa viagem ou doença do rei, o seu conselheiro assume seu lugar na liderança do seu reino.


Tywin Lannister (Charles Dance) com seu broche de conselheiro real.
Nesse episódio assume um julgamento por conta
 do rei Tomem Baratheon ser menor de idade.

Na Igreja SUD seu Presidente também conhecido como profeta tem dois conselheiros. No caso de alguma doença eles que presidem a Igreja como aconteceu nos tempos finais da vida de Spencer W. Kimball e Ezra Taft Benson.


Presidente Thomas S. Monson e seus conselheiros
Henry B. Eyring e Dieter F. Utchdorf

5-Os Deuses

A "Fé dos Sete" ou "A Fé" acredita que há 7 deuses que são personificações de um mesmo deus. O que seria um unicismo. Os seus deuses e significados são os seguintes:

"O Ferreiro" representa os dons e o trabalho.
"A Velha" representa a sabedoria.
"A Donzela" representa a inocência e castidade.
"O Guerreiro" representa a força nas batalhas.
"A Mãe" representa a maternidade e piedade.
"O Pai" representa o julgamento.
"O Estranho" representa a morte e o estranho.


Representação dos 7 deuses.

Mórmons acreditam no Pai, no Filho (Jesus Cristo) e no Espírito Santo. Os batismos são realizados em nome dos 3 seres. Diferente de cristãos unicistas que creem que os 3 são personalidades de um Deus, ou do trinitaristas que creem serem 3 seres distinto mas um só Deus, SUDs acreditam que os 3 seres são distintos e 3 deuses. O conjunto seria corretamente conhecido como "deidade". Isso os torna triteístas.

Curiosamente a maioria dos cristãos sendo trinitarianos explicam Deus como sendo unicistas.

6-Princípios de Conduta Moral

"A Fé" tem seus princípios como castidade, não adulterar, não matar, não ter relações homossexuais, etc. Isso está no seu livro sagrado "A Estrela de Sete Pontas". Quando um fiel é acusado de uma causa grave ele passa por um conselho disciplinar com 7 juízes que simbolizariam os sete deuses. Se confirmada sua culpa, a pessoa passará por um longo processo de arrependimento.


Julgamento do nobre Loras Tyrell (Finn Jones) acusado de relações homossexuais.

Na Igreja SUD também há os mesmos princípios que estão contidos na Bíblia, Livro de Mórmon, Doutrina & Convênios, Pérola de Grande Valor e ensinamentos de líderes modernos. Também há um conselho disciplinar onde a pessoa passará por um período de arrependimento.

7-Crise de Sucessão

 
Quando o rei Robert Baratheon foi morto por um javali em sua caça, houve uma crise sobre quem deveria sucedê-lo. Seu filho mais velho Joffrey Baratheon assumiu o trono mas, ele foi acusado (corretamente) de ser filho de outro homem. Isso desencadeou numa disputa pelo trono de ferro e vinganças familiares.

Iniciou a Guerra dos 5 reis com Joffrey Baratheon "filho" de Robert , Robb Stark que era rei do norte em busca de vingar o assassinato de seu pai Ned Stark, Stannis e Rely Baratheon como irmãos de Robert revindicavam o trono e por último Balon Greyjoy que era rei das Ilhas de Ferro queria se libertar do jugo de King's Landing.



Joffrey, Robb, Stannis, Renly e Balon

Em 1844 com o falecimento de Joseph Smith Jr. vários homens queriam o direito de presidir a Igreja. James Strang um converso alegava ter uma suposta carta que Joseph o colocava como sucessor. Sidney Rigdon reclamou como 1º Conselheiro de Joseph. Outros apoiavam seu filho Joseph Smith III e outros o Apóstolo mais velho Brigham Young. Dessa crise surgiram outras denominações mórmons que reclamam ser a original e única correta.

8-Um Profeta

O Alto Pardal era um plebeu que era caridoso com os mais simples. Por sua coragem e seus seguidores tiraram o Alto Septão (uma espécie de bispo) da liderança do Septo por algumas condutas errôneas. A rainha Cercei o colocou como Septão e ele com seus soldados da "fé militante" se tornou um profeta para A Fé dos Sete em King's Landing.


Alto Pardal (Jonathan Pryce)

Como mencionado no item 4, mórmons tem um profeta chamado Thomas S. Monson. Ao contrário do Septão de King's landing, há um processo de sucessão que é dado pelo apóstolo mais velho de tempo no quórum (grupo).


9-Todos os homens devem servir
 
O povo da cidade de Braavos tem dois ditados:

Uma pessoa diz: "Valar morghulis"!
Outra pessoa dá como contra-resposta: "Valar dohaeris"


Na língua valiriana elas significariam "todos os homens devem morrer" e "todos os homens devem servir". Morrer para esse mundo e servir ao "deus de muitas faces".



Dentro da cultura SUD a morte tem um significado importante como umas passagem para um outro plano, conhecido como mundo espiritual. Todos os homens [e mulheres] devem morrer. Também todos devem servir, ao Senhor ou ao próximo. Segundo a escritura do Livro de Mórmon em Mosias 2:17 diz que "quando alguém serve seu próximo, está a serviço de seu Deus". Também desde jovens os garotos tem como meta servir uma missão de tempo integral.


10-O Patriotismo

Por último e não menos importante o patriotismo. Todo o povo de Westeros é bem patriota e ama seu reino. Dos 7 reinos os mais apaixonados por suas terras são os das Ilhas de Ferro e os de Dorne. O povo da Ilha de Ferro se considera separado tendo uma religião própria onde cultuam o "deus Afogado". Realizam uma espécie de batismo e sempre dizem para seus companheiros ou quando alguém morre seu lema: "O que está morto não pode morrer"!
Os dorneanos talvez cheguem a um extremo maior. Não só as suas roupas que tem o símbolo do sol, mas canções, batalhas e sua vida é dada por Dorne. Oberyn Martell mesmo dizia que lutava pelo Reino de Dorne.


Oberyn Martell (Pedro Pascoal) e Ellaria Sand (Indira Varma) com trajes dorneanos.

Mórmons geralmente são muito patriotas independente de país. Mas os estadunidenses principalmente de Utah e Idaho são os que mais ama seu país. O maior exemplo é dado por Ezra Taft Benson no discurso "This Nation Shall Endure" declara que Constituição dos EUA é um documento divino em preparação para a pregação do evangelho. Até os tempos atuais ainda há mórmons dos Estados Unidos que se sentem em uma terra sagrada.


Ezra Taft Benson, um dos mórmons
mais patriotas e conservadores.

Por enquanto vou parando com as comparações entre GOT e os SUDs. De fato a estória contada na HBO não foi inspirada na Igreja. Mas, nem por isso deixa de ter suas semelhanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário