sábado, 21 de novembro de 2015

Leis Humanas ou Leis Divinas: Quais delas devemos obedecer?



Profeta Moisés com o decálogo

Resposta curta e grossa: As duas!

Leis DIVINAS:

Muitos citam Atos 5:29-"Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens".

Sim, de fato é mais importante obedecer a Deus. Há princípios cristãos mais importantes que leis humanas e costumes sociais. Agora vem a questão: Por que Pedro disse isso? Simples, vamos ao contexto antes do versículos 29:
  • Pedro estava pregando e fazendo milagres em nome do Senhor (vers. 12-16). 
  • O sumo sacerdote e os saduceus com inveja prenderam ele e outros apóstolos (vers. 17-18).
  • Um anjo do Senhor os livra da prisão e diz para eles pregarem no Templo (vers. 19-21).
  •  O sumo sacerdote e os saduceus prepararam um conselho e mandaram pessoas lá para buscá-los, mas voltando contaram que tinham fugido (vers. 21-24).
  • Uma pessoa os contou que estavam no Templo pregando e os guardas os buscaram e os levaram diante dos que os prenderam. Nos versículos 26-28 há o contexto  para essa afirmação:

"
Então foi o capitão com os servidores, e os trouxe [Pedro e os apóstolos], não com violência (porque temiam ser apedrejados pelo povo).

E, trazendo-os, os apresentaram ao conselho. E o sumo sacerdote os interrogou,

Dizendo: Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina, e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem".

No versículo 28 os proibiram de pregar o evangelho. Não está falando de legislação e sim da imposição de não anunciarem as boas novas. Pedro com toda a coragem disse que iam pregar o evangelho  porque era melhor "obedecer a Deus do que aos homens".


Leis HUMANAS:

"Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus. Por isso, quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação".-Romanos 13:1-2[grifo nosso]

Como é dito um legislador é uma autoridade humana e divina! Sim, sua autoridade é baseada em Deus que o colocou lá. Independente se é ou não cristão. No controverso Romanos capítulo 9 tem um versículo interessante:

"Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra".-(vers. 17)

Ou seja, se alguém está no poder é para mostrar o quanto Deus é grande. Faraó era um homem mal e foi levantado pelo Senhor.

"Sujeitai-vos, pois, a toda ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior;"-I Pedro 2:13

Aqui bem claro diz ordenação humana. Como os dois versículos citaram é uma ordem divina viver leis humanas porque a autoridade do legislador é divina. De fato, a pessoa pode não concordar com a atitude mas, se é lei os outros deve emitir mesmo assim.

Eu por exemplo detesto cigarro. Nem por isso deixaria de vender se fosse caixa de um supermercado. Também não gosto que mulheres usem roupa decotada mas, se sou vendedor de uma loja jamais deixaria de vender para uma moça. Não sou homossexual mas, o Estado é laico e se ele aceitar a união homossexual que seja assim. Leis humanas não são as mesmas que divinas.

Como diria Augustus Nicodemus Lopes:"Jesus morreu para tirar o seu pecado e não a sua inteligência".

*Saduceus: Grupo religioso judeu que não acreditava na ressurreição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário