domingo, 1 de novembro de 2015

O Errôneo Conceito de Apostasia


A mulher em meio a escuridão.
Uma analogia entre a Igreja e a Apostasia

A apostasia é um crença comum de várias denominações cristãs restauracionistas. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias também crê que houve uma apostasia da Igreja Primitiva. A questão é que esse conceito de "apostasia" tem sido interpretado erroneamente por muitos membros. A palavra é muito utilizada dentro do "mormonês" tanto que, quando alguém prega algo de errado é chamado de "apostasia" que significa afastar-se da verdade ou de Deus, porém, o correto seria "heresia" que nada mais é que uma doutrina ou princípio ensinado erradamente. As heresias levam a apostasia.

É ensinado que houve um período de mais de 1000 anos onde a Igreja de Cristo deixou de existir. Apóstolos e Profetas foram mortos não chamando outros para ocupar seu lugar. Como a Igreja é edificada sobre "o fundamento de apóstolos e profetas"(Efésios 2:20), ela teve seu fim. Para muitos foram mais de mil anos de escuridão espiritual. Porém, líderes ensinaram o que realmente foi a apostasia. Abaixo repostas dadas por líderes a perguntas:



O que foi a apostasia?


"Doutrinas foram corrompidas, a autoridade foi perdida e uma falsa ordem religiosa tomou o lugar do evangelho de Jesus Cristo, tal como tinha sido o caso em dispensações anteriores, e as pessoas ficaram na escuridão espiritual".-Elder Fielding Smith[1]

"E assim, por causa da maldade, a Igreja, o sacerdócio, os dons, ordenanças e bênçãos do evangelho eterno foram retirados da terra, reservados nos céus até a plenitude dos tempos, quando foi previsto que deveriam voltar a ser restaurados entre os homens e continuarem até o final dos tempos".-Elder Pratt[2]

Como visto líderes ensinaram que foi um período onde a autoridade do sacerdócio foi tirada da Terra. Além de ordenanças terem sido esquecidas e modificadas.


Deus parou de se comunicar com a humanidade antes da restauração?

"A linha de autoridade foi quebrada. Mas, a humanidade não foi deixada em completa obscuridade ou completamente sem revelação. A ideia de que com a crucificação de Cristo os céus se fecharam e que se abriram com a Primeira Visão (de Joseph Smith Jr.) não é verdadeira. A Luz de Cristo estaria presente em todos os lugares para servir os filhos de Deus; o Espírito Santo visitaria almas que buscam. As orações dos justos não ficariam sem respostas".-Elder Packer[3]
"Desde antigamente (...) bons e grandes homens, não tendo o Sacerdócio, mas possuindo profundidade de pensamento, grande sabedoria, e um desejo de elevar seus semelhantes, tem sido enviados pelo Todo-poderoso entre as nações, para dá-los, não a plenitude do Evangelho, mas uma porção da verdade para que eles possam ser capazes de recebê-lo e sabiamente utilizá-lo".- Elder Whitney[4]

Durante da a Idade Média Deus não inspirou nenhum homem?

"Todos os homens compartilham da herança de uma luz divina. Deus opera entre seus filhos em todas as nações, e aqueles que buscam a Deus lhe são permitidos mais luz e conhecimento, independente de sua raça, nacionalidade ou tradições culturais"- Elder Hunter[5]

"Os grande líderes religiosos do mundo como Maomé, Confúcio e os Reformadores, assim como os filósofos incluindo Sócrates, Platão e outros, receberam uma porção da luz de Deus. Princípios morais foram dados a eles por Deus para iluminar nações inteiras e trazê-las a um nível maior de entendimento como indivíduos (...) Nós cremos que Deus deu e dará a todas as pessoas conhecimento suficiente para ajudá-las em seus próprios caminhos a eterna salvação".- Elder Faust[6]


Deus usou/usa pessoas de outras religiões para ajudar em sua Obra? "Deus usa mais de uma pessoa para a que seja cumprida Sua grande e maravilhosa obra. Os Santos dos Últimos Dias não podem fazê-lo sozinho. É muito amplo, muito árduo para qualquer um. (...) Nós não temos nada contra os gentios. Eles são nossos parceiros sob certo aspecto".- Elder Whitney[7][ênfases nossa]

Conclusão: A apostasia não foi um período de obscuridade total. Homens foram chamados para ajudar os filhos de Deus e preparar o mundo para a restauração. A luz de Cristo (consciência) auxiliou e auxilia seus filhos.

Um artigo sobre a errônea associação da Igreja Católica com a adulteração das escrituras aqui Uma perspectiva SUD sobre a vida do profeta Maomé aqui

Referências: [1] Presidente Joseph Fielding Smith, Doutrinas de Salvação, V. 3, pág. 266
[2] Elder Orson Pratt, The Seer, pág. 205.
[3] Elder Boyd K. Packer, "The Light of Christ", Ensign (Liahona), Abril de 2005, pág. 11
[4] Elder Orson F. Whitney, Conference Report, Abril de 1921, págs. 32-33
[5] Elder Howard W. Hunter, "The Gospel-A Global Faith", Ensign, Novembro de 1991, pág. 18
[6] Elder James E. Faust, “Communion with the Holy Spirit,” Ensign, Maio de 1980, pág. 12
[7] Elder Orson F. Whitney, Conference Report, April 1928, pág. 59

Um comentário:

  1. Apostasia, caro amigo, se refere a retirada total do sacerdocio de Deus na terra... existiram homens inspirados!? Sim! Mas sem o sacerdócio, então a apostasia foi total!

    ResponderExcluir