quinta-feira, 12 de novembro de 2015

"O Estandarte": Alienação, Teorias da Conspiração e uma Vergonha Alheia





A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é neutra politicamente. Apesar de incentivar seus membros a participarem ativamente da mesma. Os SUDs nos EUA em sua maioria são Republicanos. Muitos são contrários ao comunismo e ao partido Democratas o que é um direito deles. No nosso Brasil baronil há santos também de direita. Porém, alguns exageram na dose fazendo uma alusão contra o comunismo e mostrando um conservadorismo doentio.

positivismo é uma teoria sociológica criada pelo francês Auguste Comte. Os historiadores dessa linha fizeram a história se tornar uma ciência. Uma de suas teses era que o historiador deveria ser neutro. Opiniões pessoais, religiosas e tradições podem colocar em risco a historiografia. O historiador deve buscar ao máximo analisar a história e não julgá-la.


O blog O Estandarte está longe disso. O nome é uma alusão a bela escritura de Doutrina e Convênios: "Em verdade eu digo a vós todos: Erguei-vos e brilhai, para que vossa luz seja um estandarte para as nações".(Seção 115:05)[ênfase nossa]

Com esse nome baseado nessa escritura pensamos que os textos serão edificantes ou pelo menos instrutivos a doutrina SUD. Infelizmente longe disso o blog traz coletâneas cheias de teorias da conspiração e ideias erradas sobre o evangelho. Um dos seus escritores se autodenomina: "cristão, missionário retornado SUD e conservador". 


Eis uma lista de textos complexos e um prato cheio para críticas fazendo os conservadores do blog passarem vergonha:

O Comunismo é Uma Ameaça


Os autores veem o comunismo como uma grande ameaça. Lênin e Stalin eram ateus. Por isso das críticas contra o cristianismo. Isso é uma opinião pessoal deles sendo que há comunistas cristãos. A lei
da consagração e ordem unida foram tentativas de um socialismo mórmon. Pretendo escrever sobre os assuntos. Citam Ezra Taft Benson que foi um grande crítico do socialismo e comunismo. 

Joseph Stalin, Vladmir Lênin,  Fidel Castro, Mao Tse Tung  e Karl Marx 

Obviamente na mente de conservadores o que ele falou é lei, um mandamento e doutrina. Jamais admitirão que Apóstolos como qualquer pessoa tem suas opiniões pessoais. Para eles se o profeta falou que o comunismo é errado tenho que seguir sem pensar. Certo? Não, errado! Afinal de contas a Igreja é neutra politicamente e cabe cada membro individualmente buscar votar em quem quiser. Doutrinas, mandamentos e princípios oficias da Igreja devem ser vividos e tido por crença dos membros. Ser de direita não é uma doutrina, vejamos o que o presidente Brigham Young ensinou:

"Somos um povo político? Sim, muito político. Mas a que partido vocês pertencem ou em quem votariam? Eu lhes direi em quem votaremos: votaremos no homem que apoie os princípios de liberdade civil e religiosa, no que tiver maior conhecimento e que tiver o melhor coração e cérebro para ser um estadista. Pouco nos importa se ele é um liberal-conservador, um democrata, (…) um republicano, (…) ou qualquer outra coisa. Essa é nossa política".(Discursos de Brigham Young, p. 358)[ênfase nossa]

O lendário Elder J. Golden Kimball criticou essa postura de apóstolos pensarem por nós:

"Não há Apóstolos suficientes na Igreja para nos impedir de pensar, e eles não estão dispostos a fazer isso; mas algumas pessoas imaginam que, porque temos a Presidência e os Apóstolos da Igreja, eles pensarão por nós. Há homens e mulheres tão preguiçosos mentalmente que quase nunca pensam sozinhos. Pensar exige esforço, o que deixa alguns homens cansados e esgota suas almas. Agora, irmãos e irmãs, temos à nossa volta tais condições que exigem não só pensamento, mas a orientação do Santo Espírito. Santos dos Últimos Dias, vocês devem pensar por si mesmos. Nenhum homem ou mulher pode permanecer nesta Igreja luz emprestada".(Conference Report, April 1904, pp. 28-29).

Comparações entre Brigham Young e karl Marx


É muito interessante um texto onde se compara um líder religioso e um sociólogo. As ideias de cada um deles era totalmente diferente pelo contexto histórico. Young viveu nos EUA em meio ao começo da Igreja. Foi marceneiro, pintor e vidraceiro. Apesar disso foi líder religioso e governador. Marx era economista e escritor. Nunca trabalhou em uma fábrica. Os mórmons eram conversos batistas, metodistas e presbiterianos. Para essas denominações o trabalho era algo divino e por isso a Igreja herdou esse conceito. Já Marx via o trabalho nas fábricas uma exploração ao proletário. O texto em si é desonesto e parcial ao lado SUD. É como um site evangélico que fala mal da Igreja. Que santo dos últimos dias gostaria disso? É mais um texto onde não há imparcialidade política.


Há de se destacar que na história SUD a Ordem Unida foi a tentativa de um socialismo mórmon e que o convênio que fazemos o convênio sobre a lei da consagração.

Religião e Política Combinam



Foi uma luta para os Reformadores tirar da Igreja Católica poder civil. Hoje em dia parece que querem voltar a esse modelo, que tem dado errado em países árabes. Vemos o fanatismo e fundamentalismo de muitos deles em nome da "fé" cega. A ideia de que os princípios cristãos devem reger toda a população até não cristã e absurda. Sou SUD e não gostaria de viver sobe leis da religião indiana ou hare krishna. A Igreja na Seção 134 de D&C fala sobre sua posição sobre leis civis:

"
Cremos que a religião foi instituída por Deus; e que os homens são responsáveis perante ele e somente ele, por seu exercício, a menos que suas opiniões religiosas os levem a infringir os direitos e a liberdade de outrem; não cremos, porém, que as leis humanas tenham o direito de interferir na prescrição de regras de adoração para oprimir a consciência dos homens nem de ditar formas de devoção pública ou particular; (...)

Cremos que governantes, estados e governos têm o direito e a responsabilidade de promulgar leis para a proteção de todos os cidadãos no livre exercício de suas crenças religiosas; mas não cremos terem eles o direito, por justiça, de privar os cidadãos desse privilégio nem de rejeitá-los por suas opiniões, enquanto mostrarem consideração e reverência pelas leis e suas opiniões religiosas não incentivarem motins nem conspirações. (...)

Não cremos ser justo misturar influência religiosa com governo civil, o que faz com que uma sociedade religiosa seja favorecida e outra, restrita em seus privilégios espirituais; e os direitos individuais de seus membros, como cidadãos, sejam negados".(versículos 04,07,09)[ênfase nossa]

Alusão que a Igreja Prefere  Republicanos



De fato, líderes na ansiedade pregaram contra o comunismo e a Igreja foi muito amiga de Ronald Reagan. Ele cita a visita de Reagan a Ogden-Utah onde o Republicano elogia a Igreja e é bem recebido. Porém, a Igreja recebe candidatos de esquerda ou direita. O maior exemplo é do Democrata John F. Kennedy que visitou Salt Lake City cinco vezes. 


Momento descontraído com o então Presidente da Igreja David O. McKay durante sua campanha em 1960. 

Discursando no Tabernáculo Mórmon quando era o Centro de Conferências Gerais, no dia 26 de setembro de 1960.

Dois meses antes de falecer John F. Kennedy foi muito bem recebido entre os membros e tratou com respeito os cidadãos. Kennedy era católico e do Partido Democrata equanto o estado é composto por uma maioria de mórmons que em grande parte são Republicanos. Além de ter perdido a eleição no estado para o rival Richard Nixon. Mesmo assim durante seu discurso no Tabernáculo disse as seguintes palavras:

"De todas as histórias de pioneiros e colonos americanos, nenhuma é mais inspiradora que o êxodo mórmon. As qualidades dos fundadores dessa comunidade são as que buscamos na América… As qualidades que gostamos de pensar que esse pais tem: Coragem, paciência, fé, autossuficiência, perseverança e mais que tudo, uma firme determinação (...) Que lembremos que os mórmons de um século atrás foram perseguidos, processados em minoria, transportados de um lugar a outro, vítimas de violência e ocasionalmente assassinato. Hoje em dia, no curto espaço de cem anos, a fé e obras deles são reconhecidos e respeitados no mundo e suas vozes ouvidas nos conselhos mais altos desse país. Como os mórmons têm sucesso,  a América [EUA] também pode ter sucesso se não desistirmos ou voltarmos para trás".

Tanto a Igreja quanto políticos de outros partidos e ideologias se respeitaram. É uma falácia e um "puxa-saquismo" para com Reagan esquecendo de outros tempos.

Teorias da Conspiração


O blog está repleto de Teorias da Conspiração. Segundo o autor que pegou um texto católico, a Nova Era está chegando com tudo. Também é adepto da ideia de que o marxismo quer desestabilizar e acabar com famílias. O ápice vem da crítica ao site Vozes Mórmons. Criticar o site e ter ele como anti-mórmon tudo bem. mas, colocar teorias conspiratórias já é demais:

"Em meados do século XX a esquerda marxista percebeu que seria impossível realizar seus ideais de mundo melhor no Ocidente sem antes destruir a cultura cristã na qual a democracia ocidental estava fundada e que, para conseguir destruí-la, uma revolução violenta seria inútil. Era, portanto, necessário tomar o controle dos meios de promoção do cristianismo e destruí-los por dentro. Os alvos escolhidos foram a família e a religião. A teologia da libertação é essa tática aplicada ao catolicismo".[ênfase nossa]


O Objetivo do Blog


"Numa época em que esta simples verdade foi esquecida, na qual representantes da ideologia socialista predominam nas três esferas de Poder(Executivo, Legislativo e Judiciário) e, aos poucos, colocam em prática o intento de Marx de "destronar Deus" do coração dos homens e destruir a liberdade de todos os povos; lembrando do conselho do Senhor de que "não é necessário que em todas as coisas eu mande", consideramos um dever moral e religioso criar um espaço onde expressar nossa visão e os conselhos dos profetas atuais sobre todas as implicações cívicas dos convênios sagrados que fizemos com o Senhor. É também um espaço para promover a discussão sobre o conservadorismo".


Conclusão: O blog não é imparcial. É muito tendencioso e causa vergonha pelas falácias e filosofias que nada tem a ver com a  Igreja SUD. É perigoso o fundamentalismo mostrado no mesmo e o preconceito que dele pode vir. Para mim a inspiração do blog veio desse versículo:

"Em verdade eu digo a vós todos: Erguei-vos e alienai-vos, para que vossas teorias da conspiração sejam um estandarte para a vergonha alheia das nações".(Doutrinação & Conspirações, Sessão 115:05)[paródia de Doutrina & Convênios 115:05]

Nenhum comentário:

Postar um comentário