sábado, 12 de março de 2016

Mitos Mórmons: Nós fomos generais na guerra dos céus?



Arcanjo Miguel pisando cabeça de um demônio.

Mórmons acreditam em uma vida antes dessa. Na realidade em uma vida pré-mortal. Por conta disso, alguns creem que os espíritos mais especiais são reservados para os últimos dias. Vamos ao contexto:


O que foi a vida pré-mortal?

Usarei o manual "Pregar Meu Evangelho" na página 48, onde explica sobre o assunto:


"Muitas pessoas se perguntam: 'De onde viemos? Por que estamos aqui? Para onde iremos?' O plano de salvação fornece respostas a essas perguntas. Deus é o Pai de nosso espírito. Somos literalmente Seus filhos, e Ele nos ama. Vivemos como filhos espirituais de nosso Pai Celestial antes de nascermos nesta Terra. Não éramos, contudo, iguais a nosso Pai Celestial nem poderíamos nos tornar como Ele é nem desfrutar todas as bênçãos que Ele tem sem a experiência de vivermos na mortalidade com um corpo físico. O verdadeiro propósito de Deus—a Sua obra e Sua glória—é permitir que cada um de nós desfrute todas as Suas bênçãos. Ele providenciou um plano perfeito para cumprir o Seu propósito. Compreendemos e aceitamos esse plano antes de virmos para a Terra. Nas escrituras, o plano de Deus é chamado de plano de misericórdia, plano de felicidade, plano de redenção e plano de salvação". [ênfase nossa]

Sabe aquela história que satanás conseguiu enganar alguns anjos? Pois é, segundo a teologia mórmon os anjos eram todos os seres humanos. Por isso existiu um batalha nos céus. Longe da literalidade do quadro, a batalha foi disputada não no pelejar (luta física) mas no porfiar (luta por palavras). 1/3 dos filhos de Deus seguiram Lúcifer e os outros (todos nós) viríamos a Terra em uma determinada época.

A escritura como base para essa batalha é essa:


"E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;

Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.

E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele".-Apocalipse 12:7-9

Ainda há muitos espíritos para nascer. Alguns como já dito acreditam que os mais especiais e fortes foram pré-ordenados para esses dias. 
Pré-ordenação é algo que se parece com predestinação. A diferença é que há uma escolha e a pessoa não precisamente seguirá aquilo que foi preordenada a fazer, pois, quando vem a terra esquece sua vida pré-mortal.

 A definição usada no "Sempre Fiéis: Tópicos do Evangelho", (2004), 138-139 é essa:

"No mundo espiritual pré-mortal, Deus designou certos espíritos para cumprirem missões específicas durante sua vida mortal. A isso se chama de preordenação.

A preordenação não garante que o indivíduo vá receber certos chamados ou responsabilidades. Tais oportunidades vêm nesta vida como resultado do exercício justo do arbítrio, da mesma maneira que a preordenação veio como resultado da retidão na existência pré-mortal". [ênfase nossa]

Vemos portanto que a vida pré-mortal é importante dentro da teologia mórmon. Mas o que isso tem a ver com o mito? Simples, um dos mitos mais triunfalistas e etnocêntricos envolve essa batalha. Há décadas vem sendo lançada na internet uma suposta citação do Elder Boyd K. Packer:


"Você foi um general na guerra dos céus, e um dia, quando você estiver no mundo espiritual, você ficará maravilhado com àqueles que você vai encontrar. E perguntará para alguém em que período de tempo ele viveu, e você talvez ouvirá: 'Eu estive com Moisés quando ele partiu o mar vermelho ou, 'Eu ajudei a construir as pirâmides' ou, 'Eu lutei com o capitão Moroni'.

E, quando você estiver lá, assombrado, alguém vai virar para você e perguntar-lhe em que tempo você viveu. E quando você falar'Eu vivi no tempo do Profeta Gordon B. Hincley'. Um silêncio cairá sobre toda sala e corredores nos céus, e todos os presentes irão reverenciar a sua presença

Você foi reservado por seis mil anos, porque você era o mais talentoso, o mais obediente, o mais corajoso e o mais reto

Você ainda é?  Lembre-se de quem você é". [ênfase nossa] 



Elder Boyd. K. Packer (1924-2015)
A citação demonstra claramente como já falado, a ênfase que os espíritos mais especiais nascem atualmente e são SUDs! Mas, será que isso é verdade? Não, não é verdade.

Primeiramente, na citação não há fontes, seja o livro, Liahona, Conferência Geral, devocional, entrevista, etc. Na maioria das vezes quando não há, é quase certo ser uma invenção. A fairmormon.org/ já havia colocado como uma lenda urbana compartilhada na internet. Segundo o Elder Packer:


"Continuamos a receber relatos de distribuição de uma citação atribuída a mim que começa, 'Os jovens da Igreja de hoje eram generais na guerra no céu' e termina com a afirmação de que quando eles retornam para o céu 'todos os presentes se curvará em sua presença". Eu não fiz essa afirmação. Eu não acredito nisso. A citação, na ocasião, tem sido atribuída a outras pessoas da Primeira Presidência e dos Doze. Nenhum dos irmãos fez essa declaração".


A Primeira Presidência (Presidente e dois conselheiro) da Igreja em 08 de março de 2008, enviou uma declaração oficial contra essa citação falsa:

"A declaração divulgada que afirma, em partes, que os jovens da Igreja hoje 'eram generais na guerra no céu' ... e (alguém) lhe perguntará: 'Qual de tempo do profeta que você vive?' e quando você disser 'Gordon B. Hinckley um silêncio cairá, ... e todos os presentes se dobrará a sua presença'.

A notificação do Escritório da Primeira Presidência lê:

'Esta é uma afirmação falsa. Não é doutrina da Igreja. Em vários momentos, esta afirmação tem sido atribuída erroneamente ao Presidente Thomas S. Monson, o Presidente Henry B. Eyring, o Presidente Boyd K. Packer, e outros. Nenhum desses irmãos fez esta afirmação'.

O aviso sobre a declaração, que foi enviado para as Autoridades Gerais, Setentas de Área, presidentes de estaca, missão, distrito, e presidentes de templo, bispos e presidentes de ramo, instruindo que os líderes do sacerdócio 'devem verificar que ela não seja usada na igreja em palestras, aulas, boletins ou boletins informativos'. Além disso, o aviso é para instruir 'qualquer pessoa correta que tentar perpetuar seu uso'. [ênfase nossa]

Conclusão: A citação nunca foi dita por Packer ou qualquer líder. Ainda ela é compartilhada por membros que querem se sentir superiores e generais nos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário