segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Confiar no humano ou no divino?



O rei Nabucodonosor e o profeta Daniel

Essa pergunta parece em si óbvia demais na teoria porém, na prática nem sempre é assim. Um exemplo simples não vem de um cristão ou judeu, e sim de um rei pagão. Nabucodonosor era o poderoso rei da Babilônia que tinha os judeus como seus escravos. Um dia teve um sonho com uma estátua com cabeça de ouro, tronco e braços de prata, ventre e as suas coxas de cobre, pernas de ferro e pés de ferro misturado com barro. 

Ele tinha a sua crença politeísta e mesmo assim preferiu procurar os astrólogos, magos e adivinhos para interpretá-lo. Como teste, não contou o sonho e pediu para que o contassem e sua interpretação. Eles insistiram e o rei percebeu que queriam ganhar tempo para inventar uma interpretação mentirosa sobre seu sonho. Um dos caldeus declarou algo interessante:

"Não há ninguém sobre a terra que possa declarar a palavra ao rei; pois nenhum rei há,(...) Porque o assunto que o rei requer é difícil; e ninguém há que o possa declarar diante do rei, senão os deuses, cuja morada não é com a carne".(Daniel 2:10,11)

De fato, aqueles homens mesmo sendo pagãos estavam corretos, pois, há particularidades que só o divino consegue auxiliar e revelar. Um guarda recomendou o jovem hebreu Daniel. O Senhor o revelou o sonho e a interpretação ao rei. Ele afirmou a Nabucodonosor:

"O segredo que o rei requer, nem sábios, nem astrólogos, nem magos, nem adivinhos o podem declarar ao rei; Mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios;(...)".(Daniel 2:27,28)

O sonho foi revelado ao profeta Daniel sobre a estátua, que nada mais era que reinos que o precederia sendo um destruído. O rei ficou impressionado e percebeu que não foi a carne que o revelou mas uma divindade:

"Respondeu o rei a Daniel, e disse: Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis e revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério".(Daniel 2:47)

Nos dias atuais nós podemos buscar ao Senhor e pedir revelação. Além Dele revelar de diversas formas inclusive pela leitura das escrituras. Para qualquer situação é muito melhor buscar o divino que o humano. O humano pode mentir e enganar, mas Deus não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário