segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Feliz Dia das Crianças: Uma homenagem a duas corajosas crianças pioneiras


No ano de 1833 os membros viviam no Condado de Jackson, Missouri. A convivência com não membros não estava muito boa dando início a um dia terrível na história da Igreja para muitos

No in
ício de julho muitos assinaram um manifesto conhecido como "constituição secreta" que visava acabar com a publicação do jornal SUD "Evening and the Morning Star", que nenhum membro se mudasse para o local e queos membros  se mudassem o mais rápido possível do local. Poderia ser pacificamente ou usando a força bruta se fosse necessário.

Em 20 de julho uma reunião foi feita com a elite da cidade de Independence. Um dos membros o vice-governador Lilburn W. Boggs que incentivou a expulsão dos membros. Um grupo de 400 homens invadiu a editora do jornal que também era a casa de William W. Phelps destruindo a impressora e o edifício. Pessoas correram por todos os lados com medo daqueles homens. Porém, duas garotas fizeram um ato heroico em meio aquele caos.

Quando o jornal foi destruído, uma das publicações na época que estavam sendo o "Livro de Mandamentos". Eles jogaram para fora algumas páginas dele e as irmãs Mary Elizabeth e Caroline Rollins de quatorze e doze anos conseguiram pegar algumas páginas e fugir. Mary Elizabeth relembra:


"A [turba] levou para fora grandes folhas de papel e os homens disseram: 'Aqui estão os Mandamentos Mórmons'. Minha irmã Caroline e eu estávamos no canto de uma cerca, observando-os. Quando falaram dos mandamentos, decidi que queria ficar com alguns deles. Minha irmã disse que, se eu fosse pegar algum, ela também iria, mas comentou: ‘Eles vão nos matar'."

Enquanto a turba estava ocupada e distraída as duas irmãs correram e pegaram algumas daquelas páginas:


"Corremos o mais rápido possível. Dois deles foram atrás de nós. Vendo uma abertura numa cerca, entramos num grande milharal, colocamos os papéis no chão e deitamo-nos sobre eles. O milharal tinha entre um metro e meio e dois metros de altura e era bem fechado; eles nos perseguiram por um tempo considerável e chegaram muito perto de nós, mas não nos encontraram".


Após elas terem ido embora correram para um estábulo e encontraram "a irmã Phelps e os filhos carregando mato e empilhando-o num lado do celeiro para servir de cama. Ela perguntou-me o que eu tinha nas mãos – eu contei. Ela, então, pegou as folhas. (…) Encadernaram as páginas em pequenos livros e enviaram-me um exemplar, o qual prezo imensamente".

Referências:
Mary Elizabeth Rollins Lighter, Utah Genealogical and Historical Magazine, jul. 1926, p. 196.
"MANUAL História da Igreja na Plenitude dos Tempos", págs. 132-134.
"NOSSO LEGADO Resumo da História de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Último Dias", págs. 40-41.

Nenhum comentário:

Postar um comentário