sábado, 3 de outubro de 2015

Elder M. Russel Ballard e a imperfeição dos Apóstolos

Elder M. Russel Ballard


"A Igreja Católica diz que o Papa é infalível e perfeito mas, a maioria dos católicos não acreditam nisso. A Igreja SUD diz que o Profeta não é perfeito mas, a maioria dos mórmons não querem acreditar nisso".(anônimo)

Na Conferência Geral de outubro desse ano na Sessão da Manhã(1ª Sessão) tivemos como segundo discursante o Elder M. Russel Ballard. Com os falecimentos de Boyd. K. Packer e L. Tom Perry passou a ser a ocupar o 3° lugar nas cadeiras dos 12.

Descendente direto de Hyrum Smith, Ballard tem uma tradição SUD "nas veias". O seu discurso foi sobre Apóstolos e profetas antigos e modernos. Sobre a importância, o trabalho que realizam e a vontade do Senhor que cumprem e são inspirados a ensinar o povo SUD e do mundo em si. Mas, isso não foi o ponto alto do discurso e sim a sinceridade explícita da qual, pode afetar a crença pessoal de muitos membros.

Primeiramente, há uma ideia de líderes perfeitos em muitas religiões e denominações cristãs. É algo comum demais e visto muito bem entre os luteranos e calvinistas. As ideias e teses deles e sua obra os fizeram perfeitos sem nenhum erro "administrativo" ou de ensinamento. 

Entre os membros da Igreja em sua maioria acontece algo parecido. A crença de que Apóstolos podem ver Jesus recebendo revelação direta Dele, faz com que membros tenham essa ideia. Ballard em seu discurso admitiu que as Autoridades Gerais e auxiliares "não são perfeitos" e que "se esforçam para fazer o melhor na Obra do Senhor".  Citou o exemplo de relações afetivas de amizade familiar que muitas vezes erramos em alguma palavra ou ação. Além do fato de mesmo assim Deus os usar para realizar sua obra.

Elder Ballard está extremamente correto. Líderes podem errar e dizer coisas de sua própria conta e opinião. Joseph Smith Jr. criou o Banco de Kirtland que por má administração faliu, o que trouxe problemas para a Igreja e muitos afastamentos de membros. Também foi dele a culpa de ter perdido as 116 páginas já traduzidas Livro de Mórmon entregando a Martin Harris. Oliver Cowdery foi Presidente Adjunto e portador das chaves do Sacerdócio com Joseph Smith[1], porém se apostatou tendo ficado anos fora da Igreja.O Elder J. Golden Kimball teve dificuldades para parar de beber café e falar palavrões. Segundo ele, só tinha um chamado(Setenta) porque era filho de Heber C. Kimball finado Conselheiro de Brigham Young. 

Outros exemplos na Bíblia são tidos como o de Saul que era rei e quando jovem foi digno e fiel ao Senhor. Entretanto o poder sobressaiu a mente e perseguiu Davi e outros em nome do mesmo. Davi foi um jovem muito especial que quando rei cometeu vários erros em nome dos desejos da carne. Até mesmo Leí sendo profeta murmurou contra o Senhor.

De fato, o Elder Ballard quebrou um paradigma que insiste em ficar na mente de muitos santos. Seu discurso mostrou uma sinceridade colocando o humano abaixo do divino e que todos pecam, erram e precisam da expiação de Cristo.

Mais uma vez fica válido o clichê SUD: "A Igreja é perfeita mas, os membros(inclusive apóstolos e o profeta) não".

Referências:

[1] Doutrinas de Salvação Vol. I págs. 235-236

Nenhum comentário:

Postar um comentário