terça-feira, 6 de outubro de 2015

Os Outros Mórmons- Parte 2: Os Bickertonitas


Sidney Rigdon
Um dos nomes mais fortes que disputou a sucessão da Presidência da Igreja SUD foi Sidney Rigdon. Nascido em 19 de fevereiro de 1793  na cidade de St. Clair Township, Pensilvânia, foi um cristão batista fervoroso chegando a ser pastor em Ohio. Nesse período recebeu o evangelho restaurado e obteve um testemunho do Livro de Mórmon sendo batizado em setembro de 1830. Muitos membros de sua congregação foram convertidos ao mormonismo como o futuro Apóstolo Parley P. Pratt.


Foi Segundo e Primeiro Conselheiro de Joseph Smith Jr. tendo sido seu vice nas eleições presidenciais de 1844. Rigdon após o martírio dos irmãos Smith alegou ser o sucessor devido ao fato de ser o Primeiro Conselheiro e de ter as chaves do sacerdócio sendo também um "profeta, vidente e revelador".




Cartaz eleitoral de  Smith e Rigdon

Como não foi o sucessor, saiu da Igreja SUD sendo excomungado. Fundo "A Igreja de Jesus Cristo dos Filhos de Sião" em 06 de abril de 1845 em Pittsburgh,Pensilvânia mas, a denominação acabou em 1847. Rigdon faleceu em 14 de julho de 1876 em Friendship, New York. Porém um converso de sua denominação iria continuar seu trabalho.

O britânico William Bickerton foi um converso rigdonita em 1844 que continuou o trabalho proselitista após o fim da denominação. Em 1862 funda "A Igreja de Cristo"(Bickertonita) e chamou Apóstolos para sua nova denominação. 


Em 1875 ele e quarenta famílias se mudaram para o oeste da Pensilvânia até o kansas no Rattlesnake Creek ou "riacho  cascavel". Lá estabeleceu uma comunidade onde até os dias atuais tem uma capela bickertonia que em 10 anos conseguiu um grupo de 500 membros. Presidiu a denominação até 1880 e faleceu em 17 de fevereiro em sua comunidade Vale de Sião na cidade St. John, Kansas.



Túmulo do líder bickertonita 




Capela Bickertonita em St. John, Kansas 

Conhecidos como "brickertonias", preferem não usar o o termo. Algumas de suas crenças parecidas e diferentes:

-Acreditam que Joseph Smith foi um profeta mas, que se apostatou dizendo ter recebido revelações que não combinam coma Bíblia e Livro de Mórmon. Algumas revelações de Smith são consideradas heréticas.

-Aceitam apenas a Bíblia e Livro de Mórmon como escrituras e revelações modernas se apoiadas com os dois livros.

-Creem que não só o Profeta mas, todos os Apóstolos podem receber revelações para a Igreja.

-Creem na ordenança do batismo da mesma maneira que os SUDs mas, só deve ser feito em superfícies naturais como rios, lagos, etc.

-O sacramento é pão sem fermento e vinho. A oração não é uma ordenança que tem que ser feita de uma maneira correta e pode ser feita como uma "bênção de alimentos". Os líderes são os últimos a tomar.

-Batismo e confirmação são ordenanças  mas, também fazem o lava-pés.

-Os membros se cumprimentam com um ósculo santo que seria um beijo no rosto(não sei se é proibido isso em sexos opostos).

-Não acreditam em casamento e famílias eternas.


Atualmente a denominação tem cerca de 19 mil membros com sede em Monongahela, Pensivânia. Em sua história considerando Joseph Smith Jr. e Sidney Rigdon como presidentes, são 10 e atualmente Paul Palmieri preside desde 2005.



Capela na cidade de Monongahela

Curiosidade: Há uma lenda que o roqueiro Alice Cooper foi membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Porém, na realidade suas origens são bickertonitas onde seu avô Thurman Furnier foi Apóstolo e Presidente da denominação de 1963-1965. Cooper nunca foi batizado nessa denominação.

Referências:
http://www.thechurchofjesuschrist.org/ 

http://bycommonconsent.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário