terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Uma homenagem ao Presidente Ezra Taft Benson




Em 2015 estudamos a vida, obra e ensinamentos do Presidente Ezra Taft Benson que foi o 13º a presidir a Igreja. SUD de Idaho, cresceu em meio ao trabalho rural se formando como agricultor na Universidade Estadual de Utah e Universidade Brigham Young.  Com suas formações trabalhou em diversos cargos relacionados a mesma. Foi missionário na  Inglaterra, conselheiro e presidente das Estacas Boise em Idaho, e Washington D. C.

Benson responderia um sim a pergunta "Somos um povo político?" do Presidente Young. Em meio a seu apostolado recebeu o cargo de Secretário da Agricultura do Presidente estadunidense Dwight D. Eisenhower de 1953-1961. Republicano e exímio patriota em meio a guerra fria, não ficou em cima do muro.  Ao contrário do que ensinou Brigham Young que devemos votar no melhor candidato independente de partido, criticou duramente o comunismo, socialismo e partidos de esquerda. Por essas declarações terem sido feitas por ele sendo apóstolo, membros a tem como o popular ensino de Boyd K. Packer que é uma "ordem falada mas não escrita". O que era apenas uma  opinião pessoal, se tornou regra.


Benson em seu escritório como Secretário da Agricultura.

5 anos antes de se tornar Presidente da Igreja, deu o seu discurso de boas vindas intitulado "14 Princípios Fundamentais Para Seguir O Profeta". Nele ele ensinou o princípio de obediência cega, o que o Presidente Joseph Smith Jr. repudiou.

Dos 14 pontos os mais controversos em minha opinião são esses:

5. O Profeta não precisa de nenhum treinamento específico ou de credenciais terrenos para falar sobre qualquer assunto ou agir em qualquer assunto a qualquer momento.

6. O Profeta não precisa dizer "assim diz o Senhor" para nos dar uma escritura.

8. O Profeta não se limita à razão humana.

10. O Profeta pode aconselhar sobre questões cívicas.

Em sua presidência, valorizou e incentivou a leitura do Livro de Mórmon. Foi marcado pela bela união com sua esposa Flora. Pela idade avançada apesar da experiência tal como a maioria dos apóstolos, não soube lidar com o avanço da sociedade e ainda vivia o saudosismo dos tempos de Joseph Fielding Smith e Spencer W. Kimball.


Benson com jovens escoteiros.

No final de sua vida enfermo, não conseguiu presidir a Igreja formalmente. Seus conselheiros Hinckley e Monson que presidiram a mesma até seu falecimento em 1994.




Referências:Livro Ensinamentos Presidentes da Igreja: Ezra Taft Benson

Nenhum comentário:

Postar um comentário