quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Joseph Smith Jr. e a Missão entre os Lamanitas


"Joseph Smith Pregando aos Lamanitas" por William Armitage (1890)

Qual a relação entre Joseph Smith Jr. e a pregação do evangelho entre os indígenas?


Contexto histórico da pregação cristã aos indígenas no Brasil

Em 1534 o padre espanhol Inácio de Loyolla cria a Companhia de Jesus. Os padres jesuítas também chamados de "soldados de Cristo" tinham como Missão propagar a fé católica entre os gentios e impedir o crescimento do protestantismo na Europa. Loyolla foi soldado da Guerra da Reconquista da Península Ibérica que expulsou os árabes mouros de Portugal e Espanha. Com essa experiência e levou esse espírito militar a Ordem Jesuíta. Os Jesuítas tiveram 3 frentes ou missões a ser cumpridas:

1-Reconquistar territórios de domínio protestante.
2-Combater o protestantismo através da Inquisição condenando os ativistas do movimento.
3-Difundir o catolicismo entre os não cristãos.

Em 1549 vieram ao Brasil, cumprir sua terceira frente missionária ao pregar aos indígenas e ensinar os filhos de colonos. Ensinavam a ler, escrever, contar por meio até de teatros lúdicos. Muitos indígenas se converteram e fizeram muito pelo crescimento da colônia de Portugal. Ainda que tenha tido prós e contras nessa empreitada. Em 1759 o Primeiro Ministro de Portugal, o Marquês de Pombal os expulsou do país temendo eles serem uma ameaça a coroa portuguesa.


Nativos indígenas catequizados pelos jesuítas


Lamanitas

Quem são os lamanitas?

Uma definição pode ser encontrada é essa do "Dicionario de Mormonês":


1) Ameríndio ou nativo americano;

2) De acordo com o *Livro de Mórmon*, ameríndios descendentes dos imigrantes hebraicos Lehi e Lamã, amaldiçoados por Deus com pele escura por suas “iniquidades”, antepassados direto dos ameríndios de hoje. 

Outra pode ser analisada pelo Guia de Estudo das Escrituras:

Um grupo de pessoas no Livro de Mórmon, do qual muitos eram descendentes de Lamã, filho mais velho de Leí. Eles achavam que tinham sido injustiçados por Néfi e os seus descendentes (Mos. 10:11–17). Por causa disso eles rebelaram-se contra os nefitas e rejeitaram frequentemente os ensinamentos do evangelho. Entretanto, pouco antes do nascimento de Jesus Cristo, os lamanitas aceitaram o evangelho e tornaram-se mais retos do que os nefitas (Hel. 6:34–36). Duzentos anos depois de Cristo visitar as Américas, tanto os lamanitas como os nefitas tornaram-se iníquos e começaram a guerrear uns contra os outros. Por volta de 400 d.C. os lamanitas destruíram completamente a nação nefita.

O Livro de Mórmon conta a história de uma família de israelitas que sai de Jerusalém rumo a uma terra distante além do mar. Essa terra é o nosso continente. Leí e Saria com seus filhos, Néfi, Sam, Lamã e Lemuel e suas esposas atravessam oceano e chegam aqui. Basicamente segundo a história duas tribos se formaram através de Néfi e Sam os nefitas e Lamã e Lemuel os lamanitas.

Devido a separação deles o Senhor os separou e os marcou. Há hipóteses de ser apenas uma marca espiritual e não física literalmente. Justamente dos lamanitas que os índios descendiam. Boa parte da história do Livro de Mórmon gira em torno de batalhas nefitas e lamanitas.

No livro contem duas passagens sobre um profeta lamanita chamado Samuel. E a aparição de Jesus aos lamanitas após sua mor
te e ressurreição. Tal crença também é baseada em uma declaração de João 10:16 , pois, as "outras ovelhas" seriam esses povos que são descendem daquela família que migrou ao nosso continente.


"Jesus Cristo visita as Américas" por John Scott (1969)


Pregação do evangelho

Pouco após a primeira publicação do Livro Mórmon em março de 1830 e a organização formal da Igreja em 06 de abril de 1830, no mesmo ano em setembro Smith recebe uma revelação para pregar o evangelho aos lamanitas. Isso é um fato importante nos primórdios do mormonismo, visto que, somente nos tempos de Kirtland após muitos membros terem se afastado que começou o trabalho missionário entre os norte-americanos e europeus.


Abaixo algumas revelações de Doutrina & Convênios sobre eles e a obra missionária:

"Mas antes que venha o grande dia do Senhor, Jacó prosperará no deserto e os lamanitas florescerão como a rosa".-D&C 49:24


"Eis que te digo, Peter, que farás tua viagem com teu irmão Oliver; porque é chegada a hora em que me é conveniente que abras a boca para proclamar meu evangelho; portanto, não temas, mas dá ouvidos às palavras e aos conselhos de teu irmão.

 E aflige-te com todas as suas aflições, sempre elevando o teu coração a mim em oração e fé, para a libertação dele e tua, pois dei-lhe poder para edificar minha igreja entre os lamanitas";-D&C 30:05-06


"E agora, concernente a meu servo Parley P. Pratt, eis que lhe digo que, tão certamente como eu vivo, desejo que ele proclame meu evangelho e aprenda de mim e seja manso e humilde de coração.


E o que lhe designei é que vá ao deserto, entre os lamanitas, com meus servos Oliver Cowdery e Peter Whitmer Júnior.

E Ziba Peterson também irá com eles; e eu mesmo irei com eles e estarei em seu meio; e eu sou seu advogado junto ao Pai e nada prevalecerá contra eles".-D&C 32:01-03


"Portanto, [Newel Knight] agora fugi da terra, para que vossos inimigos não caiam sobre vós; e empreendei vossa viagem e designai a quem desejardes para ser vosso líder e pagar dinheiros por vós.

E assim viajareis para as regiões do oeste, para a terra de Missouri, até às fronteiras dos lamanitas".-D&C 54:07-08


"E agora, eis que eu te digo [Oliver Cowdery] que irás aos lamanitas para pregar-lhes meu evangelho; e se aceitarem os teus ensinamentos, estabelecerás entre eles a minha igreja; e receberás revelações, mas não as escreverás como mandamentos. (...)

E ajudarás a resolver todas essas coisas, de acordo com os convênios da igreja, antes de iniciares tua viagem entre os lamanitas". -D&C 28:08,14


"Apesar disso, minha obra avançará, pois como o conhecimento sobre um Salvador veio ao mundo pelo testemunho dos judeus, da mesma forma o conhecimento sobre um Salvador chegará ao meu povo —

E aos nefitas e aos jacobitas e aos josefitas e aos zoramitas, pelo testemunho de seus antepassados —

E esse testemunho chegará ao conhecimento dos lamanitas e dos lemuelitas e dos ismaelitas, que degeneraram na incredulidade devido à iniquidade de seus antepassados, a quem o Senhor permitiu que destruíssem seus irmãos, os nefitas, por causa de suas iniquidades e abominações.

E para este fim específico as placas que contêm esses registros foram preservadas — para que se cumprissem as promessas do Senhor a seu povo;

E para que os lamanitas tivessem conhecimento de seus antepassados e conhecessem as promessas do Senhor e cressem no evangelho e confiassem nos méritos de Jesus Cristo e fossem glorificados pela fé em seu nome; e para que, pelo seu arrependimento, fossem salvos. Amém".-D&C 3:16-20[ênfase nossa]



John Alpheus Cutler
Tais versículos seriam além de ordens, um incentivo que o Senhor queria que os indígenas após uma longa tradição pagã, voltassem ao seu evangelho dessa vez restaurado na Terra.

Muitos homens foram ao encontro dos indígenas. Um deles é Alp
heus Cutler que foi chamado por Joseph Smith Jr. enquanto vivia em Nauvoo. Porém, infelizmente antes que partisse para sua missão Joseph foi assassinado em 1844. Cutler era pedreiro e um dos líderes do Quórum dos 50 e foi chamado para ser especialista em assuntos indígenas. 

No outono de 1847 o presidente Brigham Young ordenou ele a ser um missionário entre os indígenas. Tal missão duraria anos mesmo com problemas internos e contendas entre Cutler e o Apóstolo Orson Hyde. Em 1848 foi acusado de criar um exército entre os indígenas com talvez a intenção de se tornar Presidente da Igreja. Brigham Young  queria que ele voltasse a Salt lake City, porém recusou o pedido. Sua missão entre os indígenas do Kansas durou até 1851 quando o Elder Hyde convenceu o alto escalão da Igreja e Cutler foi excomungado. Posteriormente ele em 1856  funda a "A Igreja de Cristo"(Cutlerita)

Ao longo do tempo a Igreja foi expandindo e cresceu nas Américas em meio aos indígenas. Países como México, Chile, Peru, Bolívia e até mesmo o nosso país tem um bom número de membros descendentes indígenas. O presidente Spencer W. Kimball comenta sobre tal crescimento e que a missão indígena de Smith começou não havia terminado:


"The Sioux Woman" de Howard Terpning.
"Este é o grande dia do Lamanita, e eles estão recebendo o evangelho com grande prontidão. Em têrmos percentuais, eles estão crescendo mais rapidamente que os não-Lamanitas: México, América Central, América do Sul, as ilhas do mar. 

Na época do meu nascimento haviam apenas 37 estacas por toda a Igreja, e agora há o dobro disso no além-mar, apenas no além-mar, e grande maioria destes é de Lamanitas, se não em sua totalidade, quase. O que você acha que Samuel o Lamanita deve sentir de ver Lamanitas conduzindo reuniões no púlpito, cantando, tocando piano, e organizando e realizando a obra do Senhor?"-Discurso proferido na Universidade de Brigham Young, em 07 de novembro de 1972.

"Mas antes que venha o grande dia do Senhor, Jacó prosperará no deserto e os lamanitas florescerão como a rosa".-D&C 49:24

Nenhum comentário:

Postar um comentário