quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Joseph Smith Jr.: 210 anos de seu nascimento


"O Profeta Americano" pintura de Del Parson

Joseph Smith Jr.

*23/12/1805 em Sharon-Vermont
+27/06/1844 em Carthage-Illinois 

Foi um religioso estadunidense primeiro líder de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias popularmente conhecida como "Igreja dos Mórmons". É tido como um dos principais religiosos do século XIX no Estados Unidos conhecido como "profeta americano".

Filho de Joseph Smith Sênior e Lucy Mack Smith teve um infância pobre em meio a comunidades rurais. Seu pai por diversas vezes não foi bem sucedido nos negócios o que fez sua família se mudar bastante entre algumas da 13 colônias inglesas(os 13 primeiros estados da costa leste). No começo de sua adolescência sua família se muda para Palmyra-Nova York(estado). Sua família era bastante religiosa e sua mãe e 3 irmãos se uniram a fé presbiteriana. Sempre liam a Bíblia em família. Com 14 anos de idade buscou uma denominação para se filiar e procurou diversas mas, não encontrou uma doutrina perfeita. 

Retratação de sua leitura bíblica
Numa noite leu a escritura de Tiago 1:5 e baseado nela procurou orientação divina num bosque perto de sua casa. Naquela primavera de 1820 ele relatou ter tido uma visão onde o Pai e o Filho lhe comissionaram a futuramente restaurar o cristianismo conforme a Igreja Primitiva (apóstolos, autoridade divina, revelação etc). Com 17 anos de idade um anjo chamado Moroni lhe apareceu em seu quarto para lhe falar sobre um registro antigo que contava a história de antigos habitantes das Américas. Apenas com 21 anos teve acesso a esses registro e com ajuda do Espírito Santo traduziu o livro e teve como escrivão Oliver Cowdery e uma doação de Martin Harris para sua publicação.

Em 06 de abril de 1830 organizou A Igreja de Cristo (somente em 1838 o nome foi mudado segundo orientações divinas D&C 115:04) em Fayette-Nova York e foi o precursor no trabalho missionário SUD que existe em vários países.

Ensinamentos importantes:


Um princípio fundamental do mormonismo

"Frequentemente me perguntam: 'Qual é a diferença entre as suas crenças religiosas e as demais?' 

Na verdade e na essência, não há muitas diferenças nas nossas crenças religiosas, mas que devemos todos nós bebermos juntos do princípio do amor.

Um dos grandes princípios fundamentais do Mormonismo é o de receber a verdade, de onde quer que ela venha".-Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 313


Liberdade religiosa

"Os santos podem testificar se estou disposto a dar a vida por meu irmão. Se foi demonstrado que tenho a disposição de morrer por um ‘mórmon’, declaro destemidamente perante o Céu que estou igualmente pronto para morrer em defesa dos direitos de um presbiteriano, um batista ou um bom homem de qualquer outra denominação; porque o mesmo princípio que destruiria os direitos dos santos dos últimos dias também destruiria os direitos dos católicos romanos ou de qualquer outra denominação que venha a ser impopular ou demasiadamente fraca para defender-se.

É o amor pela liberdade que inspira minha alma, a liberdade civil e religiosa para toda a raça humana (...)

Se eu achar que a humanidade está errada, devo persegui-la? Não. Eu a elevarei, e à sua própria maneira também, se não puder persuadi-la de que meu caminho é o melhor; e não procurarei compelir homem algum a crer no que eu creio, a não ser pela força da razão, porque a verdade abrirá seu próprio caminho".-History of the Church, Vol. 5, pp. 498–499


Preconceito religioso

"Devemos estar sempre atentos aos preconceitos que às vezes se apresentam de modo tão estranho e são tão comuns à natureza humana contra nossos amigos, vizinhos e irmãos do mundo que decidem diferir de nós em questões de opinião e fé. Nossa religião é algo entre nós e nosso Deus. A religião deles é algo entre eles e o Deus deles".-History of the Church, Vol. 3, pp. 303–304.


A importância de uma boa amizade 

"Não me importa qual seja o caráter de um homem; se ele for meu amigo, um verdadeiro amigo, serei seu amigo e pregarei o Evangelho de salvação a ele e lhe darei bons conselhos, ajudando-o a sair de suas dificuldades.

A amizade é um dos grandes princípios fundamentais do ‘mormonismo’; [ela está destinada] a revolucionar e civilizar o mundo e fazer com que as guerras e contendas cessem, e os homens se tornem amigos e irmãos".-History of the Church, volume 5, p. 517 


Curiosidades de sua vida:


  • Contraiu a febre de tifoide com 7 anos e teve que fazer uma cirurgia na perna esquerda. Isso o deixou discretamente manco.
  • Era praticamente iletrado com o que seria 4ª série (5º ano) nos dias atuais.
  • Tinha 8 irmãos (sendo 5 homens e 3 mulheres)
  • Dos seus 11 filhos(9 biológicos e 2 adotados) somente 5 viveram até serem adultos.
  • Viveu nos estados de Vermont, New York, Pensilvânia, New Hampshare, Ohio, Illinois e Missouri.
  • Foi a Washington D.C visitar o Presidente Martin Van Burren pedir alguma compensação pelas perseguições no Missouri. (o pedido foi negado)
  • Fundou uma cidade em meio a um pântano e deu o nome de Nauvoo("a bela" em habraico) e foi prefeito da mesma.
  • Foi candidato a Presidência dos Estados Unidos.
  • Foi contemporâneo a Ellen Goud White (Ellen Goud Harmon até então era solteira) mas, nunca se encontraram pessoalmente e não há registros suds ou adventistas sobre isso. 
  • Foi assassinado junto com seu irmão Hyrum numa cadeia(uma casa apenas) em Carthage por um bando de inimigos. A cidade se tornou famosa por esse fato que ocorreu em 1844.
  • Após sua morte perseguições surgiram forçando os fiéis da época a fugirem do Missouri para o oeste. O que os fizeram chegar no até então território mexicano e fundassem o estado de Utah. Salt Lake City sua capital é sede mundial da IJCSUD.

Fonte: Livro Ensinamentos dos Presidentes da Igreja Joseph Smith Jr. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário