quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

As três regras para se estudar uma religião diferente


Krister Stendahl em 1980

Krister Stendahl(1921-2008) foi um teólogo e bispo luterano de Estocolmo Suécia. Foi professor numa das Universidades de Harvard sobre assuntos religiosos. Em 1985 ele reuniu a imprensa e citou  3 teses para alguém que estuda uma religião diferente da sua:

1- Quando quiser entender outra religião, faça perguntas aos membros daquela religião e não aos inimigos dela.
2- Não compare o melhor da sua religião com o pior de outra religião.
3- Permita-se sentir uma "inveja sagrada" ao encontrar elementos em outras religiões não inseridos na sua para imitar.

O Bispo Stendahl em um vídeo comenta sobre duas dessas teses e a terceira é citada uma fala sua por Truman G. Madsen que é filósofo da Universidade Brigham Young:

1-"Porque uma tradição religiosa diz da outra geralmente é uma violação do mandamento 'não dirás falso testemunho'(êxodo 20:16)".

2-"A maioria das pessoas pensam em sua própria religião como sendo a melhor e distorce as outras".

3-"Deixe-me citar um exemplo de inveja santa que tenho dos santos dos últimos dias. Nós luteranos quando perdemos um ente querido realizamos funerais e temos cemitérios. Mas isso encerra nossa preocupação com os que se foram. Os santos dos últimos dias se preocupam com seus antepassados, a ponto de desejarem levar as bênçãos da expiaçao de Cristo a eles e por isso constroem templos. De acordo com a instrução de Paulo em 1 Coríntios se batizam pelso mortos. Sinto inveja santas deles por isso".

Jornal Deseret News e a Sala de Imprensa Mórmon citam o teólogo em seus artigos. O Bispo Stendahl foi um dos colaboradores para a publicação Enciclopédia do Mormonismo na sessão onde aborta o batismo pelos mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário