segunda-feira, 4 de julho de 2016

"Deus abençoe a América": Testemunhas de Jeová



Testemunhas de Jeová fazendo proselitismo em Madri, Espanha.
Disponível em: http://www.jw-archive.org/post/116866368128/public-witnessing-in-madrid-spain-photo-shared

Uma das religiões estadunidenses que fazem parte da cultura religiosa brasileira são as testemunhas de Jeová. A história da organização começa com Charles Taze Russell (1852-1916) que foi um estudioso adventista, porém, não foi membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Russel foi um estudioso da Igreja Cristã do Advento, surgida após o movimento milenarista. Ao estudar as doutrinas confrontou a guarda do sábado e castigo eterno.


Charles Taze Russel em 1911.

Russel cria um grupo de estudantes da Bíblia e posteriormente em 1881 funda A Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados na Pensilvânia. Em 1908 a sede é transferida para o Broklyn em New York. 



Sede da Sociedade Torre de Vigia.

Até os anos de 1930 não eram vistos como uma religião oficial. Seu segundo presidente Joseph Franklin Rutherford deu o nome "Testemunhas de Jeová" baseando na escritura de Isaías 43:10:

"Vós sois minhas testemunhas, diz o Senhor (...)".


Rutherford foi advogado e conselheiro jurídico da Sociedade Torre de Vigia antes de ser presidente. Atualmente a denominação é dirigida por um corpo governante de 7 homens.


Joseph F. Rutherford

No Brasil a denominação é bastante conhecida devido ao proselitismo feito por seus missionários conhecidos como "publicadores". Suas publicações são doadas e suas revistas mais conhecidas são "A Sentinela" e "Despertai". Algumas doutrinas são bem diferentes do que geralmente é pregado por outras denominações. Isso faz com que sejam vistos como uma "seita" e "não cristãos". 

Abaixo alguns de seus ensinamentos:

-Ensinam que Jesus antes de vir a Terra era o Arcanjo Miguel.

-Creem que ele não morreu numa cruz mas, numa estaca de tortura.
-Creem que devem pregar de porta em porta.
-Creem que os escolhidos que vão ao céu são os 144 mil descritos em Apocalipse 07:01-04. O restante dos salvos ficaram aqui na Terra governados por Jeová, Jesus e esses escolhidos.



Reunião em um "Salão do Reino", pois, é assim que eles chamam suas igrejas.

Algumas curiosidades são o fato de não doarem sangue, não votarem nas eleições, não servirem o exército e nem cantarem o hino nacional.

Não há uma análise das influências norte-americanas no Brasil quanto os costumes. Mas, as reuniões em seus Salões do Reino são ao estilo estadunidense do século XIX. Hoje em dia é uma denominação muito forte no nosso país e uma das "americanizadas" que não poderia deixar de ser citada.


Site oficial: 
https://www.jw.org/

Um artigo sobre a visão da fama para mórmons e TJs: https://estrelamilenar.blogspot.com.br/2016/04/a-fama-para-mormons-e-testemunhas-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário