terça-feira, 12 de julho de 2016

"Deus abençoe a América": Mórmons

   

O movimento surgiu com o jovem Joseph Smith Jr. (1805-1844) em Palmyra-New York quando com 14 anos, afirmou ter tido "uma visão onde Deus e Jesus Cristo apareceram a ele", o comissionando a restaurar o cristianismo originalmente perdido. Posteriormente traduziu de umas placas contendo a história de um povo nas Américas e assim surgiu o Livro de Mórmon. Desse livro surgiu o apelido "mórmon" entre os protestantes. A Igreja de  Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi organizada em 06 de abril de 1830 em Fayette, New York.


"O Profeta Americano", por Del Parson

Réplica da casa de Peter Whitmer onde ocorreu a primeira reunião SUD.

Algumas crenças:

-Creem que as famílias podem ser eternas.

-Creem que a Bíblia é palavra de Deus desde que esteja traduzida corretamente.
-Creem no Livro de Mórmon como escritura comparável a Bíblia.
-Creem em revelação contínua, ou seja, que ainda há revelações através de líderes locais ou mundiais.

Sobre o contexto histórico os adventistas do sétimo dia relembram como estava o estado de New York:

"No início do século 19, o nordeste dos EUA foi um celeiro de avivamento. O chamado Segundo Grande Despertar inflamou movimentos religiosos, como: os Shakers, os primeiros mórmons, os precursores das Testemunhas de Jeová, os Mileritas e uma série de outras ramificações excêntricas. Na verdade, o estado de Nova Iorque foi apelidado de "queimado pelo distrito", referindo-se ao fato de que os evangelistas haviam esgotado as ofertas de pessoas não convertidas".[1]

Devido a várias perseguições do estado de New York no leste foram migrando rumo ao oeste. Isso os fez passar por vários estados como Ohio, Missouri e Illinois onde as perseguições e problemas locais não cessaram. Joseph Smith Jr. foi assassinado em 27 de junho de 1844 em Cartage, Illinois. Em fevereiro de 1846 os mórmons migraram rumo ao oeste onde ainda era território mexicano. 

"Os líderes da Igreja falavam, desde pelo menos 1834a respeito da mudança dos santos para o oestenas Montanhas Rochosas, onde poderiam viver em paz. Com o passar dos anos, começaram a conversar com exploradores a fim de identificar lugares realmente viáveis para a mudança dos santos, além de examinar mapas visando encontrar o local adequado para se estabelecerem. Por volta do fim do ano de 1845os líderes da Igreja possuíam as informações mais atualizadas possíveis sobre o oeste. Como as perseguições em Nauvoo intensificaram-se, tornou-se evidente que os santos teriam de partir. Em novembro de 1845, os habitantes de Nauvoo já estavam em intensa atividade, fazendo os preparativos para a viagem".[2] [ênfases nossa]

"A evacuação de Nauvoo foi planejada originalmente para abril de 1846, mas em conseqüência das ameaças da milícia estadual de impedir que os santos fossem para o oeste, os Doze Apóstolos e outros líderes da comunidade reuniram-se às pressas no dia 2 de fevereiro de 1846. Concordaram, então, que seria imperioso iniciar a viagem para o oeste imediatamente, e o êxodo começou em 4 de fevereiro. Sob a direção de Brigham Young, o primeiro grupo de santos iniciou entusiasticamente sua jornada. Entretanto, esse entusiasmo enfrentou grandes testes, pois havia muitos quilômetros a serem percorridos antes de poderem descansar do inverno prolongado e de uma primavera excepcionalmente chuvosa em acampamentos permanentes".[3] [ênfases nossa] 




Pioneiros mórmons fugindo de Nauvoo, Illinois.
Fundadores da cidade que hoje é um sítio histórico da Igreja SUD.


Trajeto percorrido pelos pioneiros mórmons. Na ocasião não existiam os estados do oeste.
O Texas era uma república e onde estão os estados vizinhos era território mexicano.

Chegaram ao Vale do Lago Salgado (Salt Lake Valley) em 24 de julho de 1847 onde hoje está situado o estado de Utah. Para o "azar" dos pioneiros em 6 meses o território seria anexado aos EUA. Durante mais de 38 anos em meio a uma guerra fria com o governo, finalmente em 04 de janeiro de 1896 entraram para a União dos Estados Unidos da América. Como falou a jornalista Ana Paula Padrão ao iniciar uma reportagem sobre os mórmons:

"No oeste americano a história de uma cidade se confunde com a de uma religião".[4]



Salt Lake City, Utah.

A cultura norte-americana é fortíssima dentro do mormonismo. Ezra Taft Benson (1899-1994) sobre a declaração da Independência dos EUA escreveu:

"Essa nação é diferente de qualquer outra. Ela nasceu de forma única. Teve seu início quando cinquenta e seis homens assinaram a Declaração de Independência. Sei que há alguns que veem essa declaração apenas como um documento político. Ela é muito mais do que isso. Ela constitui um manifesto espiritual, declarando não apenas para essa nação, mas para todas as nações, a fonte dos direitos dos homens".[5] [ênfases nossa]



Presidente Ezra Taft Benson,
Republicano, conservador, anti-comunista e um exímio patriota.

Recentemente na Conferência Geral de abril de 2016, o Elder Jairo Mazzagardi em seu discurso intitulado "O Sagrado Local da Restauração" falou sobre sua experiência e dúvida sobre o porquê o evangelho seria restaurado nos Estados Unidos:

"Tendo morado como imigrante legal na costa leste dos Estados Unidos por alguns anos, eu conhecia algumas das cidades dali, sabendo que eram, em sua maioria, bem pequenas.

Cada vez que lia ou ouvia falar algo sobre os acontecimentos que culminaram na Primeira Visão, multidões de pessoas eram mencionadas, o que não fazia sentido para mim.

Começaram a surgir dúvidas em minha mente. Por que a Igreja tinha de ser restaurada nos Estados Unidos, e não no Brasil ou na Itália, a terra dos meus antepassados?

Onde estavam aquelas multidões de pessoas que estavam envolvidas no reavivamento espiritual e na confusão de religiões; e tudo isso acontecera em um lugar tão tranquilo e calmo?

Fiz muitas perguntas a muitas pessoas, mas não obtive respostas. Li tudo o que pude encontrar em português e depois em inglês, mas não encontrei nada que pudesse acalmar meu coração. Continuei a pesquisar.

Em outubro de 1984, fui para uma conferência geral sendo conselheiro na presidência de uma estaca. Depois disso, fui a Palmyra, Nova York, ansioso por encontrar uma resposta.

Ali chegando, tentei entender: Por que a Restauração precisava ter sido ali, e por que tamanho alvoroço espiritual? De onde tinham vindo todas aquelas pessoas mencionadas no relato de Joseph? Por que naquele lugar?

Na época, a resposta mais razoável para mim era porque a constituição dos Estados Unidos garantia liberdade".[6] [ênfases nossa]

Conforme Emanuel Santana explica como a história bíblica foi misturada a história estadunidense para Joseph Smith Jr.:

"Em uma época em que forças racionalistas começavam a olhar para episódios da Bíblia como metáforas, Joseph insistiu em um literalismo bíblico, trouxe à luz mais elementos fantásticos e sacralizou o tempo e espaço quando e onde viveu.

A Torre de Babel não apenas existiu, mas teve consequências para a colonização da América. Moisés e Elias não somente são reais como apareceram para o profeta mórmon.

Apesar de Abraão nunca ter saído do Oriente Médio, Jesus andou por aqui, e Adão era americano. Ao ensinar que o Jardim do Éden se localizava nos EUA e que a Nova Jerusalém também será por lá, Smith apresenta seu país como palco de eventos contidos desde o Gênesis ao Apocalipse. A teologia de Joseph fez de seus seguidores novos israelitas".[11]

Entre os mission
ários é dado os seguintes conselhos para ensinar e protegerem-se:

"Ajude as pessoas a reconhecerem que a Igreja não é simplesmente mais uma religião, e também não é uma igreja americana".[7]


"Em alguns países poderá ser necessário evitar locais ou instituições associadas aos Estados Unidos da América. Missionários dos Estados Unidos da América devem evitar áreas onde grandes grupos de pessoas têm sentimentos antiamericano".[8]

No Brasil a Igreja começou na cidade de Rio das Antas, Santa Catarina, mais precisamente no Distrito de Ipoméia. Uma família de imigrantes alemães haviam se filiado a Igreja antes de vir morar aqui no Brasil. Os primeiros missionários chegaram nos anos de 1927-1928 e aprenderam primeiramente o alemão. Em 1939 através de uma lei do então presidente Getúlio Vargas foi proibido manifestações que fizessem alusão ao nazismo, incluindo cerimônias religiosas em alemão.[9] 


Pioneiros mórmons  na região de Ipoméia. O local é o berço do mormonismo no Brasil.


Templo de São Paulo dedicado em 1978. Foi o primeiro da América do Sul.

No Brasil é impossível não associar os missionários aos Estados Unidos. A simples palavra "mórmon" já lembra "loiros dos olhos azuis falando enrolado". Até hoje em dia há uma surpresa de muitos ao conhecerem um(a) missionário(a) brasileiro(a) ou de outro país sul-americano. Conforme comenta apologista mórmon Daniel C. Peterson:

"E o que poderia ser mais americano do que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, largamente conhecida por seus recém-escovados, ingênuos, missionários de dezenove anos de idade, nativos em sua maioria do oeste americano?"
[10]  
  

A sede da Igreja fica na capital de Utah, Salt Lake City. O que o Vaticano representa para os católicos essa cidade representa para os membros sejam brasileiros ou estrangeiros. Afinal, o estado é conhecido popularmente como "o estado mórmon" ou "a fábrica"(?). 



Templo de Salt Lake City. O principal templo SUD e símbolo da cidade e religião.

Emanuel Santana listou algumas influências culturais estadunidenses ou doutrinárias[11]:

Café e chimarrão:
Mórmons não ingerem café conforme mandamento. A bebida é a mais tradicional do brasil sendo o nosso desjejum popularmente chamado de "café da manhã". Porém, há relatos de que até o chimarrão era as vezes enquadrado na lei de saúde.

Debutantes com 16 anos: No Brasil temos a tradição vinda da Europa de uma moça festejar seu 15 anos o que muitas vezes é feita uma festa de gala com a moça de vestido de princesa. Nos EUA o equivalente a isso seriam o "sweet sixteen" (doce dezesseis). Aos rapazes e moças é aconselhado a namorar apenas após aos 16 anos.[12] Com isso a data é esperada com ansiedade tanto por moças como rapazes. Os 15 anos são esquecidos e o que interessa mesmo são os 16.[13]

Carnaval não, Halloween sim: De tradição pagã, a festa popular brasileira pode ser m ais antiga que pensamos. Há quem diga que a origem se deu na festividade gregas para o deus Dionísio, onde bebiam vinho e faziam toda a promiscuidade. Já outros dizem que sua origem vem dos antigos egípcios. Independente disso a versão brasileira não agrada grupos cristãos conservadores. Os católicos e evangélicos vão para retiros espirituais. Já os rapazes e moças vão para acampamentos para saírem do mundanismo que essa festa trás.

Mas, curiosamente o "dia das bruxas" não é condenado aqui pelos membros. Protestantes reformados veem a  data como uma ofensa, pois, o monge alemã Martinho Lutero (1483-1546)pregou suas 95 teses em 31 de outubro de 1517. O nacional é visto como indecente e o americano como algo cultural.[14]

Expressões, sotaques e trejeitos: Um seminarista católico geralmente pode ter aquele jeitinho italiano de falar. Um clérigo neo-pentecostal poderá ter a mesma maneira de interagir que Edir Macedo ou Valdemiro Santiago. Entre os missionários mórmons há um pouco disso aqui no Brasil. Algumas palavras como "chic", "trunk", "freak" ou em algumas missões o indelicado "fag". Já o título dos homens é "Elder" (ancião) e o das missionárias "Sister", o que é aprendido quando ainda criança.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é considerada por alguns historiadores da religião, a primeira religião estadunidense. Para mim, a mais "americana" de todas as religiões.



Pato Donald e Zé Carioca representando os esteriótipos estadunidense e brasileiro.

Referências:

[1] https://www.adventist.org/pt/informacoes/historia/artigo/go/-/a-igreja-adventista-do-setimo-dia-surgiu-a-partir-do-entusiasmo-religioso-do-seculo-19/

[2] NOSSO LEGADO Resumo da História de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, p. 69
[3] IDEM p. 70

[4] "América: Império da Fé", reportagem SBT-Brasil 10 de novembro de 2006.
[5] "This Nation Shall Endure", Ezra Taft Benson, publicado em 1977. Traduzido por João Henrique Pereira.
[6] https://www.lds.org/general-conference/2016/04/the-sacred-place-of-restoration?lang=por
[7] Manual "Pregar Meu Evangelho", p. 07.
[8] Manual Missionário, p. 55.
[9] https://vozesmormons.org/2015/12/18/a-mudanca-de-lingua-na-missao-brasileira-1939/
[10] http://www.fairmormon.org/perspectives/fair-conferences/2005-fair-conference/2005-reflections-on-secular-anti-mormonism
[11] https://vozesmormons.org/2015/04/07/god-bless-america/
[12] https://www.lds.org/youth/for-the-strength-of-youth/dating?lang=por
[13] https://www.youtube.com/watch?v=pC0lH2wPCmM
[14] http://mocasestacaitaquera.blogspot.com.br/2011/12/baile-de-halloween.html

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