terça-feira, 5 de abril de 2016

Mitos Mórmons: Jesus nasceu dia 06 de abril?



No decorrer de diferentes épocas, um contínuo esforço tem sido realizado na tentativa de estabelecer uma exata datação do nascimento de Cristo e ordem dos primeiros eventos que deram origem a Era Cristã. Embora muitas formas de cronologia tenham sido desenvolvidas no passado e presente, registros históricos indicam que a ideia de que o nascimento de Cristo ocorreu no dia 25 de Dezembro teve origem com John Malalas, um historiador Grego que viveu entre 490 a 570 d.C.[1]

Santos dos Últimos Dias entretanto, de maneira geral se apoiam em uma passagem de escritura, no livro de Doutrina e Convênios, como maneira de determinar a exata data do nascimento do Salvador como sendo o dia 6 de Abril. Em D&C 20:01 lemos:

"O SURGIMENTO da Igreja de Cristo nestes últimos dias, sendo mil oitocentos e trinta anos depois da vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo na carne, tendo a Igreja sido devidamente organizada e estabelecida em conformidade com as leis de nosso país, pela vontade e mandamentos de Deus, no quarto mês e no sexto dia do mês que é chamado abril".

Em 1915, o então Apóstolo da Igreja, James E. Talmage em seu livro "Jesus o Cristo", foi o primeiro a associar a passagem de D&C 20:01 como referência direta de apoio à crença de que de fato o nascimento de Jesus aconteceu nesse dia. Embora tal visão com o passar do tempo tenha se tornado uma marca registrada na cultura e crenças básicas dos Santos dos Últimos Dias, uma análise cuidadosa nos registros históricos demonstra que diferentes líderes da Igreja possuíram diferentes perspectivas a respeito do assunto. Em 1954, o Presidente J. Reuben Clark Jr., então conselheiro na Primeira Presidência por sua vez declarou:

"Eu não estou propondo nenhuma data como sendo a data verdadeira. Mas com o objetivo de ser o mais útil possível a alunos, eu tenho tomado como a data de nascimento do Salvador a data agora aceita por muitos estudiosos, o dia 5 de Dezembro (...)".[2]

Na mesma obra porém, em 1979, Bruce R. McConkie também declarou:

"Nós não acreditamos que seja possível com o presente estado de nosso conhecimento, incluindo o que é conhecido dentro e fora da Igreja, declarar de maneira conclusiva quando ocorreu o dia do nascimento do Senhor Jesus Cristo".[2]

A pergunta consequente de tal linha de raciocínio então surge, "Como é possível que Autoridades Gerais discordem de um mesmo ponto doutrinário?". A raiz da questão talvez esteja no fato de que a data do nascimento de Cristo não seja de fato um ponto doutrinário. Se tal data fosse de fato relevante para a nossa adoração, nosso Natal seria provavelmente no dia 6 de Abril como citado por Talmage ou 5 de Dezembro como apoiado pelo Presidente J. Reuben Clark.

A atual Primeira Presidência recentemente publicou em um de seus sites oficiais, um comunicado que declara:

"Nem toda declaração feita por um líder da Igreja, passado ou presente, necessariamente constitui doutrina. Uma declaração específica feita por um líder específico e uma ocasião em particular, frequentemente representa opinião pessoal, embora bem considerada, mas não tem como objetivo ser oficial para toda a Igreja. Com inspiração divina, a Primeira Presidência, (...) e o Quórum dos Doze Apóstolos, se aconselham juntos para estabelecer doutrina que é consistentemente proclamada em publicações oficiais da Igreja".[3]

Em outras palavras, diferentes líderes da Igreja podem possuir diferentes perspectivas a respeito de um mesmo assunto, quando uma revelação específica não é dada pelo Senhor sobre o tema em questão. Como declarado anteriormente, doutrina oficial é estabelecida através da voz unida da Primeira Presidência e Quórum dos Doze Apóstolos.

Não seria porém D&C 20:01 visivelmente claro ao indicar que o nascimento de Cristo foi de fato no dia 6 de Abril? A resposta pode estar em documentos recentemente publicados pela Igreja. Steve C. Harper, professor de História da Igreja e editor do projeto "Joseph Smith Papers" em entrevista indicou:

"A recente descoberta dos manuscritos originais do Livro de Mandamentos e Revelações de D&C 20, demonstraram que o verso era na verdade uma nota de cabeçalho escrita pelo antigo historiador e escriba John Whitmer, algo que ele fez para muitas revelações. Então, tal verso está separado do texto que Joseph Smith produziu por meio de revelação".[4]

Em outras palavras, manuscritos originais do projeto "Joseph Smith Papers" indicam que D&C 20:1 não foi uma revelação divina associando o dia da restauração ao nascimento de Cristo, mas sim uma nota de cabeçalho incluída pelo historiador John Whitmer. Fortalecendo ainda mais esse ponto, registros posteriores demonstram que o mesmo John Whitmer, utilizou novamente esta mesma linguagem, indicando ser ela meramente uma maneira elegante do Século 19 de mencionar datas. Em outra ocasião ele registrou:

"Estamos agora no dia 12 de Junho, mil oitocentos e trinta e um anos desde a vinda de nosso Senhor e Salvador na carne".[4]

Embora as declarações de profetas e análise cronológica forneçam diferentes perspectivas a respeito da real data do nascimento de Jesus Cristo, Santos dos Últimos Dias compreendem que a celebração do significado do natal é mais importante do que a data em que acontece. A observância e celebração do Natal no mês de Dezembro, cria oportunidades de conversões, visto que mais do que em qualquer outra época, o mundo Cristão se une na lembrança do Salvador, seu amor e ensinamentos, tornando as pessoas mais propícias a conhecerem e aceitarem o Evangelho.

Texto de Luiz Botelho
Fonte: Intérprete Nefita


Referências:
[1] John Malalas, Chronicle 10.1: “In the 42nd year and the fourth month of the reign of Augustus our Lord God Jesus Christ was born, eight days before the Kalends of January, on 25th December, at the seventh hour of the day, in a city of Judaea named Bethlehem, which is near Jerusalem.” Translation taken from Elizabeth Jeffreys, Michael Jeffreys, and Roger Scott, trans., The Chronicle of John Malalas: A Translation, Australian Association for Byzantine Studies 4 (Melbourne: University of Melbourne Press, 1986), 121
[2] Bruce R. McConkie, The Mortal Messiah, 4 vols., (Salt Lake City, Deseret Book, 1980–1986), 349–50, n. 2.
[3] LDS Newsroom, "Approaching Mórmon Doctrine", lds.org (4 may 2007)
[4] Michael De Groote, "What was the real date of Jesus' birth?", DeseretNews, Dec 2010

3 comentários:

  1. Hoje é dia 6 de abril. Sabemos por revelação que hoje é o dia verdadeiro e preciso do nascimento do Salvador. O dia 6 de abril também é o dia em que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi organizada (ver D&C 20:1;

    http://lds.org/general-conference/2014/04/bear-up-their-burdens-with-ease.p45?lang=por

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    1. Agradeço por seu comentário Karla Lima. Como mostrado por Luiz Botelho, há várias hipóteses e isso não é uma doutrina oficial. Não comemoramos o natal no dia 06 de abril mas, sim no dia 25 de dezembro como cristãos. De qualquer forma respeitamos sua opinião. Abraços...

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  2. Hoje é dia 6 de abril. Sabemos por revelação que hoje é o dia verdadeiro e preciso do nascimento do Salvador. O dia 6 de abril também é o dia em que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi organizada (ver D&C 20:1;

    http://lds.org/general-conference/2014/04/bear-up-their-burdens-with-ease.p45?lang=por

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