quarta-feira, 6 de abril de 2016

Joseph Smith Jr. e "O Sermão de King Follett"




Em 07 de abril de 1844, na cidade de Nauvoo, Illinois acontecia a Conferência Geral em meio a uma floresta. Nesse mesmo dia acontecia o funeral do Elder King Follett, morto soterrado por um caçamba de pedras dentro de uma mina um mês antes. Familiares, amigos e membros presenciaram o que se tornaria o último e mais importante discurso do Presidente Joseph Smith Jr., pois, seria assassinado em menos de 3 meses.

Nesse dia ele falou durante duas horas[1] e ficou conhecido como "O Sermão de King Follett". Ele foi escrito no momento por quatro irmãos e eles eram: Willard RichardsWilford WoodruffThomas Bullock William Clayton. Também existe um registro desse discurso no livro "Ensinamentos do Profeta Joseph Smith" e uma pequena parte inicial  na Liahona de abril de 1971.

Algumas doutrinas são ou não oficias e ensinadas pela da Igreja atualmente. O discurso é um dos preferidos de muitos mórmons e até mesmo anti-mórmons. Alguns pontos interessantes desse discurso:


1-Poucos compreendem o caráter de Deus

"Há muito poucos seres no mundo que entendem apropriadamente o caráter de Deus. A grande maioria não compreende coisa alguma do que se passou ou do que está por vir no que diz respeito ao seu relacionamento Deus". 

2-Ninguém deve sofrer ataques por diferenças religiosas

"Mas não se metam com qualquer homem por causa de suas idéias religiosas; todos os governos deveriam permitir que cada pessoa seguisse sua fé, sem ser molestada. Nenhum homem é autorizado a tirar vida de ninguém por causa de uma diferença de religião". 

3-Todos nos EUA tinham o direito de ser um profeta

"Todo homem possui o direito natural, e em nosso país, o direito constitucional, de ser um falso profeta ou um profeta verdadeiro".

4-Deus já foi um ser humano

"O próprio Deus já foi como um de nós. Ele é um homem exaltado entronizado em céus distantes. (...) O próprio Deus, o Pai de nós todos, habitou em uma terra do mesmo modo que o próprio Senhor Jesus Cristo fez (...)". 

5-O conceito de vida eterna

"Aqui, então, está a vida eterna ― conhecer o único sábio e verdadeiro Deus. E vocês tem que aprender a ser Deuses ― a ser reis e sacerdotes para Deus, do mesmo modo que todos os Deuses fizeram ― indo de um grau pequeno para outro, de graça em graça, de exaltação em exaltação, até que vocês possam assentar-se em glória como fazem os que se assentam empossados em poder perpétuo".

6-O conceito de ser co-herdeiro em Cristo

"Quão consolador é para a pessoa que tem que se separar de um marido, esposa, pai, mãe, filho ou ente-querido, saber que embora o tabernáculo terrestre será dissolvido que seu ente-querido subirá em glória imortal, não para se entristecer, sofrer ou morrer novamente, mas para ser herdeiro de Deus e co-herdeiro com Jesus Cristo. O que isso significa? É herdar a mesma glória, o mesmo poder e a mesma exaltação até que você suba ao trono de poder eterno exatamente como aqueles que já fizeram antes".

7-Nem tudo aprenderemos na mortalidade

"Nem tudo é pra ser compreendido neste mundo; aprender sobre a salvação além do túmulo é algo grandioso".


8-O erro de tradução Bíblica no nome "Tiago"

"Algum doutor instruído poderia pensar e dizer, 'As escrituras sagradas não podem ser alteradas'. Mas vou lhes mostrar um erro. Eu tenho um antigo livro do Novo Testamento em hebraico, latim, alemão e grego. Tenho lido a versão em alemão (versão de Martinho Lutero) e a considero como a que mais se aproxima de ser correta e de corresponder às revelações que dei durante os últimos quatorze anos. Ela fala de Jachobod, o filho de Zebedeu. Que é Jacob em inglês (Jacó em português). No Novo Testamento em inglês o nome é traduzido para James (Tiago em português). Agora se o tal Jacob tivesse as chaves, você poderia falar sobre James por toda a eternidade e nunca adquirir as chaves. No 21º versículo do quarto capítulo de Mateus, a edição alemã usa a palavra o Jacob em vez de James. A versão em latim diz Jachobod, que quer dizer Jacob (Jacó) ; A hebraica diz Jacob; A grega diz Jacob; A alemã diz Jacob. Eu agradeço a Deus por ter este livro e lhe agradeço ainda mais pelo dom do Espírito Santo".

9-Deus não criou os céus e a Terra mas sim organizou tudo que existe

"Agora eu pergunto a todos que me ouvem por que os homens instruídos que estão pregando a salvação dizem que Deus criou os céus e a terra do nada. (...) O Espírito Santo dentro de mim compreende mais que todo o mundo e eu me apegarei a ele. A palavra criar veio da palavra baurau; não significa "criar do nada"; significa "organizar", do mesmo modo que um homem organizaria materiais para construir um navio. Conseqüentemente nós deduzimos que Deus teve materiais para organizar o mundo a partir do caos ― matéria caótica que é elemento e na qual habita toda a glória. O Elemento existe desde o tempo em que Ele existe. Os princípios puros dos elementos são princípios que nunca podem ser destruídos; eles podem ser organizados e podem ser reorganizados, mas não ser destruídos".


10-Os espíritos não foram criados por Deus

"Todos os homens dizem que Deus criou [o espírito/alma]no princípio. Tal ideia diminui o homem em minha opinião. Eu não acredito nesta doutrina; Eu sei mais a respeito do assunto. Ouçam, todos os confins do mundo, pois foi Deus que falou. Antes de eu terminar, eu farei o homem parecer um bobo se ele não acreditar nisto. Eu vou falar de coisas mais nobres. (...) A mente humana é tão imortal quanto o próprio Deus. Eu sei que meu testemunho é verdadeiro; conseqüentemente, quando eu falo com estes que lamentam (a perda de seus ente-queridos), o que eles perderam? Seus amigos e parentes estão separados dos seus corpos por um curto espaço de tempo; seus espíritos existem a tanto tempo quanto Deus e eles estão agora em um lugar onde habitam juntos, exatamente como fazemos aqui na terra. É lógico dizer que um espírito é imortal e ainda assim tem um começo? Porque se um espírito tiver um começo, terá um fim. (...) Deus nunca teve poder para criar o espírito de homem algum. O próprio Deus não pôde se criar. A Inteligência existe em um princípio de auto-existência; é um espírito que existe de eras em eras, e não pôde ser criado. Além disso, todos os espíritos que Deus já enviou ao mundo são suscetíveis ao crescimento".

11-É nossa responsabilidade a salvação vicária de nossos entes queridos falecidos

"Todas as coisas que Deus em Sua infinita sabedoria acha apropriado de nos revelar enquanto nós estamos vivendo na mortalidade com respeito a nossos corpos mortais nos é revelado de modo abstrato. E essas revelações que salvarão nossos mortos, salvarão também nossos corpos; Deus as revela a nós em vista de que não há nenhuma dissolução eterna do corpo. Consequentemente a responsabilidade, a terrível responsabilidade que descansa em nós em relação a nossos mortos; pois todos os espíritos que não obedeceram ao evangelho na carne têm que obedecê-lo em espírito ou serão condenados. Pensamento solene; pensamento terrível. Não há nada para ser feito? Nenhuma salvação para nossos pais e amigos que morreram e não obedeceram aos decretos do Filho de Homem?  (...) A maior responsabilidade neste mundo que Deus nos confiou é a de cuidar de nossos mortos".

12-O conceito de pecado imperdoável ou blasfêmia contra o Espírito Santo

"Todo pecado e todas as blasfêmias, toda transgressão, exceto uma, das quais o homem possa ser considerado culpado, podem lhe ser perdoadas, e há uma salvação para todos os homens neste mundo ou o mundo por vir (...) Consequentemente Deus que proveu uma escapatória para que todo espírito no mundo eterno seja conduzido e salvo a menos que ele tenha cometido aquele pecado imperdoável que não pode ser remido por Ele. (...)  Um homem não pode cometer o pecado imperdoável depois da dissolução do corpo e haver ainda um modo possível para fuga.  (...)Todos os pecados serão perdoados menos o pecado contra o Espírito Santo, pois Jesus salvará a todos, exceto os filhos de Perdição. O que um homem precisa fazer pra cometer o pecado imperdoável? Ele precisa receber o Espírito Santo,(1) ter os Céus abertos para ele,(2) conhecer a Deus pessoalmente,(3) e mesmo assim, pecar contra Ele.(4) Depois que um homem peca contra o Espírito Santo não há nenhum arrependimento para ele. Ele tem que dizer que o sol não brilha enquanto o vê.(5) Ele tem que negar Jesus Cristo quando os céus estiverem abertos pra ele.(6) E negar o plano de salvação com seus olhos abertos para a verdade dele.(7) E a partir daí ele começa a ser um inimigo desta obra. Este é o caso de muitos dos apóstatas de A Igreja de Jesus Cristo de Santos dos Últimos Dias". 

13-O conhecimento salva o homem

"O conhecimento salva o homem e no mundo dos espíritos nenhum homem pode ser exaltado a não ser por meio do conhecimento. Tão logo um homem não dê atenção aos mandamentos, ele tem que viver sem salvação. Se um homem tem conhecimento, ele pode ser salvo".

14-A consciência humana atormentará os que não serão salvos

"O homem é seu próprio tormentador e seu próprio condenador. Conseqüentemente a declaração, 'Eles entrarão no lago que queima como fogo e enxofre'. O tormento da mente do homem é tão intenso quanto um lago que queima com fogo e enxofre. Assim é o tormento do homem".

15-Conselhos sobre prudência ao agir, pensar e falar

"Eu aconselho todos vocês a terem cuidado com o que fazem ou vocês poderão perceber que aos poucos foram sendo enganados. Sejam cautelosos; Não abram espaço para que isso aconteça, não façam qualquer movimento precipitado, vocês podem ser salvos. Se um espírito de amargura oprime sua alma, não se sintam desesperados. Vocês podem dizer que tal é o salário do pecado. Bem, se o pecador se arrepende, ele é perdoado. Sejam cautelosos, esperem. Quando vocês encontrarem um espírito que inspira o derramamento de sangue ― assassinato, o tal espírito não é de Deus, mas é do diabo. A boca fala do que está cheio o coração do homem".

16-Consolo para os familiares e amigos de King Follett

"Vocês que lamentam têm motivo para se alegrar [falando da morte do Elder King Follett] pois seu marido e seu pai se foi para esperar até a ressurreição dos mortos ― até o aperfeiçoamento dos restos mortais; pois na ressurreição seu amigo se levantará em felicidade perfeita e caminhará em direção à gloria celestial, enquanto outros tem que esperar por miríades de anos até receberem semelhantes bênçãos. E suas expectativas e esperanças superam de longe o que qualquer homem pode conceber. (...) Eu estou autorizado a dizer, pela autoridade do Espírito Santo, que vocês não têm nenhuma razão para temer, porque ele se foi para o lar dos justos. Não lamentem; não lamentem. Eu sei disto pelo testemunho do Espírito Santo que está dentro de mim. E vocês podem esperar que seus amigos venham encontrá-los na manhã do mundo celestial. (...) Eu tenho um pai, irmãos, filhos e amigos que já se foram para o mundo dos espíritos. Eles estão ausentes só por um momento. Eles estão em espírito e em breve nos encontraremos novamente (...)".

17-Nossas famílias serão eternas e crianças ao falecerem serão crianças pela eternidade

"Uma pergunta deve ser feita ― 'As mães terão seus filhos de volta na eternidade?' Sim, sim, mães, vocês terão seus filhos, porque eles terão vida eterna. Pois a dívida deles foi paga; nenhuma condenação os espera, porque eles estão no espírito. Mas, como uma criança morre, ela também se levantará dos mortos, e viverá para sempre pelo conhecimento divino. Não crescerá, será ainda uma criança naquela precisa forma que tinha antes de morrer nos braços de sua mãe, mas possuirá toda a inteligência de um Deus. As crianças habitarão nas mansões de glória e exercitarão seu poder. A eternidade está cheia de tronos ocupados por crianças reinando em tronos de glória, sem que um cúbito precise ser adicionado a sua estatura".

18-Declara que a mensagem é igualitária

"Eu dirigi minhas observações a todos: ricos e pobres, escravos e homens livres, grandes e pequenos. Eu não tenho nenhuma inimizade contra qualquer homem". 

19-Nenhum homem conhece sua história

"Vocês nunca conheceram meu coração; nenhum homem conhece minha história; Eu não posso falar dela. Eu nunca assumiria esta responsabilidade por mim mesmo. Por isso não culpo quem não acredita na minha história. Se eu não tivesse experimentado essas coisas por mim mesmo, jamais teria acreditado".

20-Uma despedida diferente do que estamos habituados em discursos e entre irmãos 

"Não tenho mais nada a dizer. Deus abençoe a todos. Amém".

[ênfases minhas]

Textos em inglês:
http://mldb.byu.edu/follett.htm
http://www.mrm.org/king-follett-discourse
http://jon.swelter.net/king_follett _discourse.html

Referências:
[1] Manual "A História da Igreja na Plenitude dos Tempos",p. 274.

2 comentários:

  1. Finalmente uma tradução boa! Excelente o trabalho! Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Uma dúvida... Segundo Joseph Smith Deus não ter o poder de criar o espírito do homem, por que então é chamado de Pai Eterno, Pai Celestial etc?! Se já co-existiamos assim com Deus... Não houve um princípio de tudo. Por favor gostaria de uma explicação mais detalhada.

    ResponderExcluir