domingo, 28 de fevereiro de 2016

Mitos Mórmons: Paul Allen elogiou os mórmons?



O que é mais importante: Quem fala ou o que fala? Para muitos quem fala é mais importante infelizmente. Dentre um dos boatos comuns é que o co-fundador da Microsoft e bilionário Paul Allen, teria escrito um artigo em 24 de novembro de 2000 para o Jornal The Signal da cidade de Santa Clarita, Califórnia. Aqui temos uma tradução feita por Marcelo Todaro. Outras versões estão aquiaqui e aqui. Sendo a última do facebook tendo tido quase 3.000 compartilhamentos.

Será mesmo que Paul Allen elogiou a Igreja?

Vamos aos fatos:

1-O Nome e Sobrenome


Seu nome "Paul" (Paulo) e sobrenome "Allen" são extremamente comuns. Claro que seria impossível não existir homônimos.


2-Cidades e Estados diferentes

O Jornal é da cidade californiana de Santa Clarita. O local tem cerca de 180 mil habitantes, é a mais populosa do condado de Los Angeles e foi o local do acidente do ator Paul Walker de Velozes e Furiosos.

O empresário Paul Allen é da grandiosa Seattle, a mais populosa e importante cidade do estado de Washington. Atualmente vive em Mercer Island, que fica na região metropolitana.

Segundo o site http://distanciacidades.com/ a distância das duas cidades é de 1.498,85 km, ou 930 milhas que é a unidade de medida usada nos EUA.

Distância entre as regiões de Los Angeles  e Seatle.

3-Perguntas sem respostas

Porque um dos homens mais ricos do mundo escreveria em um jornal de uma cidade teoricamente média? Não poderia ter escrito justamente em seu site? Um fato como esse não seria muito divulgado pela própria Igreja SUD?

4-Quem é esse Paul Allen e como surgiu o boato?

O autor do texto é um jornalista local que escreveu suas impressões sobre a Igreja e os membros. Pouco após a publicação alguém alterou o texto e começou a enviar a membros. Milhares de e-mails foram enviados ao escritório do empresário. Muitos vindos de Utah, Idaho, Havaí e até Canadá. Até hoje em dia é comum ver tal texto compartilhado por membros no facebook.  
fairmormon.org/ tem o fato em sua lista de "lendas urbanas e folclore mórmon". Aqui temos um texto em inglês explicando a confusão.

Uma luz da verdade?

Nessa página do facebook foi comentado que não era o empresário o autor. Nesse blog logo no início é falado esse fato importante.

Conclusão: O lindo e sincero texto foi escrito por um jornalista residente em Santa Clarita e não o bilionário da Microsoft. Que seja aceito como algo belo independente de ser um anônimo e amigo dos mórmons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário