quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Historiadoras e a História das Mulheres Mórmons


A historiografia é permeada por personagens masculinos. Apenas nos anos de 1930 com a escola dos anales a historiografia passou a tratar de outros assuntos como mulheres e sexualidade. A história da Igreja é contada na maioria das vezes por nomes de heróis masculinos. Porém, uma maior ênfase está sendo dada a história das mulheres mórmons ultimamente.

O Jornal Deseret News anunciou a contratação de historiadoras pelo Departamento de História da IJCSUD em Salt Lake City-UT. Há dois anos uma vaga foi dada a uma historiadora especializada em história das mulheres e Kate Holbrook ficou com a vaga. O trabalho se tornou tão importante que surgiram mais 3 vagas compostas pelas historiadoras Jenny Reeder, Lisa Tait e Brittany Chapman Nash. As quatro representam uma nova era de ouro dentro da história 
feminina da Igreja.
Jenny Reeder, Kate Holbrook e Lisa Tait dentro da Biblioteca de História da Igreja.
Foto de 
Kristin Murphy, Jornal Deseret News.

Em entrevista Lisa Tait diz:
"Nós todos sabemos que há muita sensibilidade relacionada com perguntas sobre as mulheres na igreja no momento", disse Tait. "A história que fazem das mulheres na igreja é uma maneira, pelo menos indiretamente, de falar com essas preocupações e mostrando que a igreja está ciente e preocupado e investiu em histórias e experiências das mulheres na igreja. Se a história das mulheres pode falar plenamente ao questões de hoje, isso é outra questão, mas acho que a igreja quer mostrar-se conscientes e sensíveis às questões de gênero, e assim incluindo mulheres na narrativa histórica é uma forma de fazer isso". Comenta ela em entrevista ao Deseret News.

A equipe produziu um vídeo sobre missionárias pioneiras e um site chamado "Mulheres de Convicção".  Já Brittany Nash é co-autora do livro em 3 volumes "Mulheres de Fé nos Últimos Dias".


Lisa Tait em frente ao acervo da Biblioteca de História da Igreja SUD.
Foto de 
Kristin Murphy/Deseret News.


Livros "The Young Woman's Journal" (O Diário de Jovens Mulheres) faz parte do acervo.
Foto cedida por Brittany Nash ao Deseret News.


Antiga revista "The Relief Society".  Foto de Kristin Murphy/Deseret News.

Atitudes assim colocam aos poucos um fim ou pelo menos enfraquece o positivismo entre os membros. Atualmente há uma maior visibilidade da liderança feminina tendo incluído Presidentes Gerais da Sociedade de Socorro, Moças e Primária em Conselhos de Liderança. E também missionárias recebendo a nova designação"Sisteres Treinadoras" e participando das reuniões de conselhos entre Elderes e Presidente de Missão e esposa. Nos últimos anos em Conferências Gerais foi feito discursos em homenagem a mulheres SUDsmães e filhas e até mesmo mulheres que criam so filhos sozinhas, sendo a última algo incomum diante das famílias SUDs tradicionais



Os 50 Primeiros anos da Sociedade de Socorro
O Departamento de História da Igreja dia 29 de fevereiro publicará o livro "The First Fifty Years of Relief Society: Key Documents in Latter-Day Saint Women's History". Ele contará o período das presidências de Emma Smith, Eliza R. Snow, Emmeline B. Wells, Zina D.H. Young entre outras. Será importante para uma maior compreensão do papel inicial da organização na Igreja. Escrito por Kate Holbrook, juntamente com as irmãs Carol Cornwall Madsen  e Jill Mulvay Derr. Além da participação masculina do irmão Matthew J. Grow. O livro somente em inglês está a venda no Deseret Book.



Juanita Brooks (1898–1989)
Esperasse um novo tempo da historiografia mórmon em lembrança do legado de historiadoras, membros ativas e fiéis como as saudosas Juanita BrooksValeen Tippetts Avery e a ainda viva aos 65 anos Linda King Newell. Todas foram criticadas por membros locais por seus trabalhos acadêmicos. Isso poderá ser um começo para um novo olhar menos crítico a irmãs que decidem rumos longe da vida doméstica como Linda Jeanne Bement, pelo trabalho de modelo e Jean Miles Westwood por seu envolvimento com políticas de esquerda. E quem sabe até isso seja um incentivo para o estudo da história da Igreja e ainda mais sobre as mulheres da Igreja.

Com informações de: Vozes Mórmons

Nenhum comentário:

Postar um comentário