quarta-feira, 25 de maio de 2016

Citações SUD: Joseph Smith Jr. e o "não sou muito justo"



"Eu não acredito que houve muito poucos homens bons desde Adão. Houve um homem bom: Jesus. Muitos acham que um profeta deve ser muito melhor do que qualquer um. Suponha que eu tivesse a complacência – sim, eu chamaria isso de complacência – de ser muito melhor do que qualquer um de vocês. Eu seria levado ao mais alto céu, e quem eu teria para me acompanhar? Eu amo mais o homem que xinga aos montes e administra aos pobres e divide seu sustento do que hipócritas de cara séria e impassível.

Não quero que vocês pensem que sou muito justo, pois não sou muito justo. Deus julga os homens de acordo com a luz que lhes dá".-The Words of Joseph Smith, p. 204. [ênfases nossa]

sábado, 14 de maio de 2016

Rangers versus Celtic: O Clássico das Religiões!



Hoje começa o Campeonato Brasileiro de Futebol. Muita rivalidade e clássicos assim como em outros países. Mas qual é o maior clássico do futebol? Se pensou em Manchester e Chelsea, Real Madrid e Barcelona ou até Boca e River está enganado. O maior clássico mundial vem da Escócia chamado "The Old Firm" (A Velha Firma?) com os times The Celtic Football Club de 1888 e The Glascow Rangers que hoje se chama The Rangers Football Club de 1872 . 

Os dois se enfrentam desde o ano de fundação do Celtic sendo conhecido como "the old firm" (a velha firma). O time do Celtic foi fundado por irlandeses católicos. O Rangers por protestantes que em sua maioria ligados ao anglicanismo, mesmo tendo também calvinistas e presbiterianos. Além da rivalidade no futebol sempre houve a religiosa e o fanatismo por conta disso é enorme. Culturalmente em Glasgow um católico torce para o Celtic e um evangélico para o Rangers. 

Desde seus primeiros jogos muitas brigas e discussões. Os dois times tem o recorde de títulos e desde 1984 com o título do Aberdeen somente eles ganharam a 1ª Divisão. 




Na história o Celtic nunca teve problemas em contratar protestantes e até cristãos ortodoxos. Já o Rangers, contratou o seu primeiro jogador católico em 1989 (117 anos depois de sua fundação) o ex-jogador do Celtic jogador Maurice Johnson. Infelizmente ele teve ameaças do lado dos torcedores do Celtic que o tinham como "Judas" e os do Rangers o odiavam por ser católico. Em 1971 em um dos jogos do Campeonato Escocês teve uma tragédia com 66 mortos e 100 feridos e segundo o site Mundo Estranho, foi a 8ª maior em estádios de futebol.


Maurice Johnson, jogando pelo Celtic e Rangers.

Nos dias atuais o Celtic está bem na primeira divisão e tem seu 3º título consecutivo. Já o Rangers declarou falência devido a uma dívida de 58 milhões de euros e foi rebaixado para a 4ª divisão. Venceu a quarta e a terceira e está na segunda divisão na temporada 2015-2016. Ainda existe o sonho dos torcedores de se reencontrarem novamente no clássico das religiões.  



Quem diria que a religião seria o principal motivo para uma rivalidade futebolista?

domingo, 8 de maio de 2016

Mãe e Solteira




A família é uma instituição importante para a sociedade seja no âmbito social ou religioso. Tradicionalmente temos em mente "pai, mãe e filho(os)". Óbvio que esse é o ideário cristão. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem a família como parte do plano de salvação. Em "A Família—Proclamação ao Mundo" é ensinado sobre algumas questões:

"O plano divino de felicidade permite que os relacionamentos familiares sejam perpetuados além da morte. (...) Declaramos também que Deus ordenou que os poderes sagrados de procriação sejam empregados somente entre homem e mulher, legalmente casados. (...) A família foi ordenada por Deus. O casamento entre o homem e a mulher é essencial para Seu plano eterno. Os filhos têm o direito de nascer dentro dos laços do matrimônio e de ser criados por pai e mãe que honrem os votos matrimoniais com total fidelidade". 
[ênfases nossa]


"A Liahona",  edição de outubro de 2012.

Mas, nem sempre essa é a realidade de muitos. Vamos pensar que há muitos conversos na Igreja, e muitos desses são mães que criam os filhos sozinha ou filhos que vivem com um dos pais. Pessoas muitas vezes sem saber não tiveram um padrão de vida casta ou são divorciadas, o que os faz ter a responsabilidade de cuidar de uma criança. Outros infelizmente perderam um ou os dois pais.
As vezes parece que muitos se distanciam do ideal familiar das fotos da revista "A Liahona".



Apesar de ter crescido em um lar assim, não sou mais criança e nunca poderei saber o que é ser mãe e solteira. Mesmo assim, não deixa de ser uma preocupação minha sob uma olhar sociológico. Como um missionário conheci e ensinei muitas pessoas que viviam nessas condições. Conheço mães que são divorciadas que tem ou tiveram seus filhos(as) em missão e algumas, nem mesmo são membros.

Nos últimos 5 anos tiveram dois discursos em homenagem a pessoas que criam os filhos sozinhas e crianças que vivem nesses lares. O primeiro da Conferência Geral de abril de 2012, do Elder David S. Baxter diz:


"Nunca sintam que estão em um tipo de segundo escalão, uma subcategoria de membros da Igreja, e que de certa forma são menos merecedoras das bênçãos do Senhor do que os outros. No reino de Deus não há cidadãos de segunda classe.

Esperamos que, quando assistirem às reuniões e virem famílias aparentemente completas e felizes ou ouvirem falar de famílias ideais, sintam-se felizes por fazer parte de uma Igreja que enfoca a família e ensina o papel central que ela desempenha no plano do Pai Celestial para a felicidade de seus filhos; (...)

Membros e líderes, há algo mais que vocês podem fazer para apoiar a família das pessoas que criam sozinhas os filhos, sem julgar nem criticar? Será que poderiam cuidar dos jovens dessas famílias, em especial oferecendo aos rapazes um exemplo de como os bons homens agem e vivem? Na falta do pai, será que estão dando um exemplo digno de ser imitado?" [ênfases nossa]

O segundo da Conferência Geral de abril de 2016, o Elder Neil L. Andersen disse:

"Deus ama as crianças. Ele ama todas as crianças. Jesus disse: 'Deixai os pequeninos, e não os impeçais de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus'.(Mateus 19:14)

As crianças de hoje se veem em muitas estruturas familiares diferentes e complexas.

Por exemplo, comparando com há 50 anos, hoje o dobro de crianças nos Estados Unidos mora com apenas um dos pais.[1] E há muitas famílias que são menos unidas em seu amor a Deus e no desejo de guardar Seus mandamentos.

Nessa crescente comoção espiritual, o evangelho restaurado continuará a trazer o padrão, o ideal, o modelo do Senhor".

Parece que a liderança da Igreja tem percebido que família tradicional está mais enfraquecida no século XXI. A doutrina SUD continuará a mesma. Porém, espero que quando cantarmos que "Uma família temos sim", que lembremos que há muitos que não estão nas mesmas condições.

Hoje é dia das mães! De todas as mães independente de solteiras, casadas, divorciadas ou viúvas. Um feliz dia das mães a todas, e também aos filhos(as) que têm ou não suas mães.

Referências:
[1] "Family Structure", ChildTrends DataBank, dezembro de 2015, apêndice 1, p. 9, childtrends.org/databank.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Mitos Mórmons: Mestre Yoda foi inspirado em Spencer W. Kimball?



Hoje é o "Star Wars Day"!


O Profeta mórmon Spencer W . Kimball e o Mestre Yoda, mestre dos jedi.(jedai)

Mórmons são apaixonados por Star Wars. Tanto brasileiros como norte-americanos. Segundo o Jornal The Washington Post o estado de Utah com 60% da população mórmon, foi o que mais procurou o nome "star wars" no google com cerca 25% do total de acessos.


"Utahenses são os maiores fãs de Star Wars", dis o título do mapa feito pelo Jornal The Washington Post

Há membros que de tão fãs, entendem que o enredo da série se assemelha com a religião SUD e evangelho do Salvador em si. Por conta dessas e outras, criou-se um mito que o personagem da série, foi inspirado no famoso presidente escritor do livro "O Milagre do Perdão". Mas, será mesmo que George Lucas teria sido inspirado a criar Yoda sob as características de Kimball?

Vamos aos fatos:







Dá para notarmos que os cabelos brancos, um pouco do rosto e orelhas são parecidos. Além de que Yoda era rouco, como Spencer W. Kimball pois, ele tinah retirado algumas cordas vocais por um câncer na garganta.[1]

Porém, apesar desses fatos, há uma placa que desmente o mito. nela podemos ver que é atribuída a criação a ninguém menos que Albert Einstein.

Placa numa exposição mostra a verdadeira inspiração de George Lucas.

Conclusão: George Lucas criou o personagem inspirado no físico Albert Einstein e não no profeta SUD Spencer W. Kimball.

Referências:
[1] NOSSO LEGADO, Resumo da História de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, p. 125.

domingo, 1 de maio de 2016

Profissões Criticadas: Historiadores, Sociólogos e Filósofos



Marc Bloch, um dos mais importantes historiadores

A área das ciências humanas tem sido criticada há muito tempo por cristãos. Tanto os ramos da historiografia como sociologia são tidos como estudos que afastam a pessoa do evangelho. Já a filosofia contém um status de "mundana" com "filosofia de homens". Curiosamente essas críticas vindas de mórmons e evangélicos são facilmente refutáveis. Há de se lembrar que a própria Universidade Brigham Young oferta tais cursos.

1-Historiadores

Temida por ensinar algumas coisas contrárias ao que está na Bíblia, sempre é comum ouvir que é "para ter cuidado para não se afastar da Igreja". Há também quem acredite que a história secular é um estudo que não faz parte da cultura cristã. A Igreja SUD possui um museu e uma biblioteca de história. Também recentemente foram contratadas historiadoras mórmons para pesquisar a história de mulheres pioneiras.



Jenny Reeder, Kate Holbrook e Lisa Tait dentro da Biblioteca de História da Igreja.
Foto de 
Kristin Murphy, Jornal Deseret News.

Por que estudar história não é contrário ao evangelho? Há pelo menos 5 motivos claros:

1º A Bíblia e Livro de Mórmon são livros históricos teológicos.
2º Em Doutrina & Convênios é dito que devemos estudar história, geografia, cultura de outros países, leis divinas e terrenas.(D&C 93:53; 88.77-79 e 130:19)
3º Autoridades gerais como James E. Talmage, e B. H. Roberts, Joseph Fielding Smith foram historiadores.
4º A Igreja possui um historiador registrador entre os Setenta. Ele é responsável por toda a parte da história SUD e até do museu de Salt Lake City.
5º A história estuda a Reforma Protestante que foi primordial para a restauração do evangelho.


D. Michael Quinn, PhD em história pela Universidade de Yale. 
Foi um dos mais importantes professores de História e Religião da BYU.
O irmão Quinn se assumiu homossexual e foi excomungado.
Mas, ainda se considera um mórmon e acredita no chamado de Joseph Smith Jr.

historiografia nos ajuda a compreender não só o mundo mas, a nós mesmos. É curioso que a Igreja SUD incentiva até seus membros a estudarem a história de seus familiares.

"Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado".- Emília Viotti da Costa



2-Sociólogos


Sociólogo alemão Max Weber

Como na história, essa ciência é vista como algo que traz ideias contrárias ao evangelho. Claro, que membros conservadores veem em seus estudos um incentivo as ideias comunistas ou socialistas. Mórmons geralmente são contrários a esses sistemas econômicos. Ezra Taft Benson em sua vida sempre criticou ele, e por declarações inclusive em discursos de Conferência Geral fazem membros crerem que um SUD não pode seguir a linha da esquerda política.


Outro fator é que o sociólogo Max Weber analisou o contexto social do trabalho em países protestantes como Alemanha, Inglaterra e Irlanda. Em seu clássico "A Ética Protestante e o 'Espírito' do Capitalismo" mostra como a crença de que o trabalho era algo bom influenciou esses países. Na realidade, essa crença influenciou os pioneiros e os membros atualmente também. 

Uma curiosidade é que mesmo com as críticas a sociologia, mórmons geralmente tem as mesmas teses históricas e sociológicas que o positivismo. Até podemos fazer análises sociológicas sobre os mórmons de Utah ou os batistas da Carolina do Sul.

3-Filosofia


Mario Sérgio Cortella, um pensador e filósofo moderno.

A filosofia é também mal vista. No Templo somos alertados de que satanás misturaria verdades com filosofias dos homens. Mas afinal, o que são essas "filosofias de homens"?

Seriam ideias que Lúcifer colocaria na mente de homens que enganosamente conduziriam a Deus. O grande problema é que é interpretado como que toda a filosofia não prestasse e que nada tivesse a ver com o evangelho.

Primeiramente existiu uma filosofia da religião e também cristã através de teóricos como Santo Agostinho da patrística  e São Tomás de Aquino da escolástica
Outro fator é que a filosofia cristã teve como influências os gregos Platão e Aristóteles.


Pinturas dos filósofos cristãos Santo Agostinho (esquerda) e São Thomás de Aquino (direita)

A filosofia grega também teve seu papel importante no evangelho . Mesmo com o paganismo, filósofos pregaram verdades e curiosidades que se assemelham com o evangelho.

Sócrates

Era um homem simples. Foi soldado e na velhice começou seus trabalhos e estudos filosóficos. Ensinava as pessoas gratuitamente ao contrário de outros grupos como os sofistas. Sua mãe era parteira e presenciou vários partos onde teve a seguinte tese: "O ser humano tem o conhecimento dentro de si. Ele só precisa ser tirado de dentro como o bebê. Uma parteira dá luz a vida e um filósofo luz ao conhecimento". Por isso saiu ensinando as pessoas fazendo perguntas para que seu conhecimento saísse. Foi condenado a morte e preferiu morrer tomando um veneno (essa era a condenação) do que fugir.

Platão

Era discípulo de Sócrates. Aprendeu muito com ele e desenvolveu mais teses. Uma delas é o mito da caverna onde mostra a diferença de quem tem o conhecimento (luz) e o desconhecimento (sombras). Uma história que pode ser analisada até os dias atuais. O mais impressionante é sua crença sobre o conhecimento do homem. Para ele antes de nascermos vivíamos em outro lugar em um corpo celestial. Tínhamos conhecimento de coisas terrenas e ao nascer esquecemos tudo o que sabíamos e começava a jornada em busca disso novamente.

Todas esses ensinamentos tem muita similaridade com crenças SUD e algumas de outros cristãos. 

Trabalho voluntário, proselitismo, que vivíamos em outro lugar antes do nascimento e conhecíamos um pouco de como seria a vida terrena, e até mesmo o martírio que com o Salvador Jesus seria tomado em sentido religioso.

"Os grande líderes religiosos do mundo como Maomé, Confúcio e os Reformadores, assim como os filósofos incluindo Sócrates, Platão e outros, receberam uma porção da luz de Deus. Princípios morais foram dados a eles por Deus para iluminar nações inteiras e trazê-las a um nível maior de entendimento como indivíduos".- Elder James E. Faust, "Communion with the Holy Spirit", Ensign, maio de 1980, p.12


Conclusão: Tanto a história, quanto a sociologia e filosofia são estudos e profissões que contribuem para o cristianismo. Esses estudos podem contribuir com a fé e ajudar que seja unida com a razão.