sábado, 14 de maio de 2016

Rangers versus Celtic: O Clássico das Religiões!



Hoje começa o Campeonato Brasileiro de Futebol. Muita rivalidade e clássicos assim como em outros países. Mas qual é o maior clássico do futebol? Se pensou em Manchester e Chelsea, Real Madrid e Barcelona ou até Boca e River está enganado. O maior clássico mundial vem da Escócia chamado "The Old Firm" (A Velha Firma?) com os times The Celtic Football Club de 1888 e The Glascow Rangers que hoje se chama The Rangers Football Club de 1872 . 

Os dois se enfrentam desde o ano de fundação do Celtic sendo conhecido como "the old firm" (a velha firma). O time do Celtic foi fundado por irlandeses católicos. O Rangers por protestantes que em sua maioria ligados ao anglicanismo, mesmo tendo também calvinistas e presbiterianos. Além da rivalidade no futebol sempre houve a religiosa e o fanatismo por conta disso é enorme. Culturalmente em Glasgow um católico torce para o Celtic e um evangélico para o Rangers. 

Desde seus primeiros jogos muitas brigas e discussões. Os dois times tem o recorde de títulos e desde 1984 com o título do Aberdeen somente eles ganharam a 1ª Divisão. 




Na história o Celtic nunca teve problemas em contratar protestantes e até cristãos ortodoxos. Já o Rangers, contratou o seu primeiro jogador católico em 1989 (117 anos depois de sua fundação) o ex-jogador do Celtic jogador Maurice Johnson. Infelizmente ele teve ameaças do lado dos torcedores do Celtic que o tinham como "Judas" e os do Rangers o odiavam por ser católico. Em 1971 em um dos jogos do Campeonato Escocês teve uma tragédia com 66 mortos e 100 feridos e segundo o site Mundo Estranho, foi a 8ª maior em estádios de futebol.


Maurice Johnson, jogando pelo Celtic e Rangers.

Nos dias atuais o Celtic está bem na primeira divisão e tem seu 3º título consecutivo. Já o Rangers declarou falência devido a uma dívida de 58 milhões de euros e foi rebaixado para a 4ª divisão. Venceu a quarta e a terceira e está na segunda divisão na temporada 2015-2016. Ainda existe o sonho dos torcedores de se reencontrarem novamente no clássico das religiões.  



Quem diria que a religião seria o principal motivo para uma rivalidade futebolista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário