terça-feira, 8 de março de 2016

Mulheres Mórmons: Juanita Pulsipher Brooks



Uma das mais importantes historiadoras mórmons foi Juanita Brooks (1898-1989). Brooks nasceu e viveu por toda a vida no oeste estadunidense. Foi especialista na história do povo do oeste, principalmente de pioneiros mórmons locais. Em suas pesquisas descobriu detalhes sobre o massacre dos montes Meadows

O polêmico livro de Brooks
Pioneiros mórmons e indígenas locais, assassinaram um grupo que viajava do estado do Arkansas a califórnia. A desconfiança que seriam expulsos ou que o grupo tivesse sentimento "anti-mórmon", os fizeram tomar essa terrível decisão. Há quem acuse Brigham Young de envolvimento mas, ela não encontrou nenhum indício do mesmo. Seu livro é um dos mais indicados e tristes na historiografia SUD. O amor pela história mórmon e escrever, a fizeram pagar um alto preço.



Após a publicação e durante toda a vida, passou a ser julgada e por críticas de lideranças em congregações que frequentou. Nenhuma ação disciplinar foi feita contra ela. Juanita Brooks faleceu aos 91 anos sendo uma membro fiel, e uma mórmon de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário