sábado, 16 de janeiro de 2016

Símbolos e ritos religiosos: Suas origens, interpretações e atualizações


Cruz suástica em uma estátua indiana de Buda.
Para nós o símbolo lembra Hitler e o nazismo.

Os símbolos religiosos são próprios de suas origens e corpo doutrinário. Os judeus ''pegaram'' as práticas pagãs e reformaram para sua própria cultura (acender velas no Shabat, meditação nas letras em hebraico da Cabalá, mantras específicos para conectar-se a H'Shem, etc). O cristianismo romano e ortodoxo também pegaram emprestadas práticas de povos vizinhos: símbolo do Sol, rezar voltado pro Leste, passar incenso ao redor do altar e do sacerdote, etc). O islam também pegou práticas dos povos vizinhos na formulação de sua própria estrutura: os posicionamentos do salat, as 7 voltas em sentido anti-horário ao redor da Kaaba, etc). 

A religião não é original em si mesma, mas ela se atualiza com os símbolos dos antepassados correspondendo ao anseio espiritual e interior de determinada época. Ora, por que não seguimos mais a Torah? Porque cremos que a Lei se concretiza em Jesus Cristo, ou seja, houve uma ''atualização da religião''.Por que não aspergimos nossos altares com sangue? Porque cremos que Cristo é o cordeiro de Deus que foi imolado por nossos pecados. A religião passou por ''atualização''. 

O judaísmo e a Torah deixaram de existir? Não. Os sacrifícios pararam? Não. O que houve então? Ora, surgiram novas visões de mundo em Jesus e a partir de Jesus: Cristianismo e suas diversas ramificações e o islamismo. Há dentro dessas religiões (cristianismo e islamismo) ramificações ou ''atualizações'' para os contextos atuais.

Cena do filme: "Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida"(1981).
Tal artefato é um símbolo da religiosidade judaica.

Agora, ao falarmos de um Deus "assim ou assado", já tomamos como premissa todo um corpo doutrinário também com seus simbolismos. Pois usam a figura de Deus (bem maior=Luz) versus Satanás (mal em si=Trevas). O que quero dizer com isso? Nenhum simbolismo é via de verdade por si mesmo, mas pela carga emocional e pela fé que depositamos nele (Jesus [homem] tornando Deus [símbolo do Ordenador Maior], é um exemplo). 

Precisamos dissecar: história x religião x simbolismo. É preciso entender cada tópico desses na formação interpretativa de um indivíduo e sua fé. Símbolos possuem significados apenas ao indivíduo que atribui ao símbolo algum significado. Exemplo: A cruz. Para um cristão, a cruz é objeto de veneração e símbolo do Homem-Deus que veio salvar os homens. Para um egípcio, a cruz é símbolo da chave usada para atingir a vida eterna. Ou seja, são meios distintos e diversos de visualizar um símbolo.


Tatuagem do personagem Marik Ishtar do anime Yu Gi Oh.
No centro a "cruz ankh" representa vida eterna, na cultura egípcia.

Texto de Sanlai Faião Alves, baseado em dois de seus comentários em um grupo no facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário