sábado, 30 de janeiro de 2016

Blogs e Grupos NÃO aconselhados para estudar história e doutrina SUD


O texto é baseado na ideia de Lucas Guerreiro no seu "Detector de apostasia" do qual criticou até um dos grupos que pertenço. Também criticou o Vozes Mórmons do qual tenho amigos e quando posso publico textos. O objetivo é não dar uma resposta a ele, mas mostrar sobre minha ótica quais são alguns grupos para não se estudar doutrina e história SUD.


"Toda a ideia do mormonismo é voltada para o aprimoramento intelectual, físico, moral e espiritual. Para os membros da Igreja o aprendizado parcial não basta".("Mormonism by Its Head", The Land of Sunshine, outubro de 1901, p. 257.)

Essa bela citação foi dada por um dos presidentes da Igreja que mais estudou sobre assuntos religiosos e seculares. Como professor por profissão, o Presidente Snow levou esse "espírito" de aprender para os membros durante toda sua vida. Ainda existe membros que querem aprender bastante sobre história, doutrina, filosofia, cultura etc, do universo do mormonismo. O grande problema é que há uma confusão grande em grupos do facebook e até mesmo blogs. Sejam de boa intenção e de má fé, eles pouco ajudam na questão doutrinária. Vamos a 4 deles:

SUD Brasil




O grupo começou bem e em um devido momento o número de membros aumentou grandemente. Tal fato fez uma interação maior e até apresentações de seus membros sobre cada um. Isso porém durou pouco tempo. O grupo se tornou daqueles só com frases de líderes. Debates não são incentivados. Temas como sexualidade e até mesmo maçonaria também não são permitidos. Casos de pessoas banidas por citarem tais temas é comum. Ou seja, não é um grupo para se aprender sobre a história e curiosidades da Igreja mas, apenas reproduzir senso comum e boatos da história da Igreja. 

Nível de periculosidade: baixo porque não há grandes represálias.

Membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias



O grupo em si segundo um dos administradores é fechado apenas para assuntos vindos do site oficial da Igreja. Isso nos relembra o velho positivismo mórmon ainda vivo. Recusou textos meus e me considerou um anti-mórmon apenas por citar que Joseph Smith Jr. teve a revelação da pregação do evangelho na Inglaterra após a quebra do Banco de Kirtland e afastamento de membros. Tal fato é citado no livro Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith Jr. capítulo 28. Ideias pessoais e opiniões também são descartadas numa alusão que autoridades gerais são superiores a nós. 

Nível de periculosidade: baixo porque afetará apenas estudiosos da história SUD de fato.

O Estandarte



O blog em si é ideológico. Críticas a esquerda, comunismo, socialismo, etc. Qualquer menção a favor de uma dessas linhas, o comentarista não é bem recebido no blog e no facebook em qualquer post do mesmo see houver pode ter ofensas a pessoas. Outro fato é a tentativa de mostrar o lado obscuro do comunismo sem nenhuma imparcialidade. Líderes foram contra o sistema em meio a Guerra Fria por seu patriotismo extremo. Apesar de parecer que não, segundo o http://www.mormonnewsroom.org/ (equivalente ao Sala de Imprensa Mórmon no Brasil) diz que líderes tem suas opiniões pessoais. Além de Joseph Smith Jr. ter repudiado a obediência cega e Brigham Young ensinado a votar no melhor candidato independente de partido político. Escrevi um pouco sobre o mormonismo e o comunismo de maneira imparcial e um texto sobre esse blog contrapondo suas ideias.

Nível de periculosidade: médio por sua ideologia conservadora fundamentalista em alusão contrária a neutralidade política SUD.

Tudo sobre os Mórmons



O grupo em si parece a início ser de estudos sobre a história, doutrina, cultura, etc, relacionadas a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e que membros, ex-membros e não membros seriam bem vindos. Porém, ao entrar percebemos que não é bem assim. Apesar de existir pessoas que querem debater bem intencionadas, há SUDs e ex-membros que apenas criticam sem analisar e buscar aprender algo com o outro. Alguns ex-membros são ácidos em ofensas a membros dizendo ali não ser lugar para eles e vice-versa. Outro fator é ser um grupo que se opõe a Igreja contendo um ódio muito grande por tudo e todos os SUDs. 


Nível de periculosidade: extremamente alto para um membro. De todos é o menos aconselhável e declaradamente anti-mórmon.

Um comentário:

  1. Esses grupos meu amigo só representam a visão fechada de alguns membros da igreja

    ResponderExcluir